PAULISTA > Notícias > Profissionais da cidade do Paulista concluem curso de capacitação sobre Educação Alimentar

Direitos e Saúde da Mulher | 16/10/2014

Auxiliares de cozinha, que prestam serviço à Prefeitura do Paulista, estiveram reunidas na tarde da última quarta-feira (15.10), no SENAC, para comemorar o término do curso de capacitação sobre Educação Alimentar. Na ocasião, as cerca de 100 profissionais apresentaram pratos novos que vão fazer parte das merendas escolares oferecidas nos colégios do município. A iniciativa, que foi uma parceria entre a Secretaria de Educação e o SENAC, teve duração de três meses.

De acordo com o Secretário de Educação, Lúcio Genu, um dos principais objetivos da atual gestão é oferecer a mesma merenda em todas as escolas. “A capacitação teve o intuito de mostrar às auxiliares de cozinha formas criativas e ousadas de preparar a merenda, de sair do básico. A ação também mostrou um resultado bem melhor que o esperado. Além de nivelarmos as profissionais, preparamos todas elas para atuarem em qualquer estabelecimento de alto nível,” concluiu.

Para Valéria dos Anjos, merendeira, 53 anos, o curso serviu para acrescentar mais conhecimento a sua profissão. “Eu sempre gostei de cozinhar e há 30 anos trabalho nessa área. Aprender receitas novas e diferentes aguçou mais ainda a vontade que eu tenho em me especializar cada vez mais na área,” completou.

Já de acordo com o Prefeito da cidade, Júnior Matuto, a iniciativa é uma forma de humanizar a gestão nas áreas de saúde e educação. “Sabemos muito bem que na maioria das vezes as crianças vão à escola em busca apenas do alimento, nesse sentido, destacamos a importância de tornar as merendas escolares uma referência para outras cidades. Além da qualidade da alimentação, queremos inovar na forma de oferecer a merenda aos estudantes,” finalizou.

O curso apresentou às alunas dicas sobre como evitar desperdícios de alimentos e qualificar o cardápio oferecido na rede municipal. As merendeiras puderam conhecer detalhes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que visa contribuir com o rendimento dos alunos na criação de hábitos alimentares saudáveis e também tiveram a oportunidade de descobrir as novas técnicas sobre planejamento de cardápios. A ideia é de que esses conteúdos possam ajudar as trabalhadoras no dia-a-dia, garantindo o uso racional dos alimentos e na elaboração de pratos mais equilibrados nutricionalmente.