Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > É dever dos pais ensinar seus filhos a serem generosos com os outros

Educação | 06/09/2016

É dever dos pais ensinar seus filhos a serem generosos com os outros

Compartilhe esta notícia:

É natural que os pais almejem mostrar o mundo aos filhos da forma mais bela e segura possível. Contudo, à medida que as crianças crescem e se relacionam com pessoas de fora do ambiente familiar, seja na escola, com os amigos do bairro ou até alguns parentes distantes, vão perceber que nem tudo é perfeito como lhes foi apresentado. E, dependendo da educação recebida elas vão começar a apreender que existem muitas pessoas carentes de ajuda pelo mundo a fora.

 

As crianças não nascem sabendo de tudo, e, cabe aos pais ensinar seus filhos com valores e exemplos cotidianos. Normalmente os filhos se espelham nas pequenas atitudes dos pais e, acabam agindo, inconscientemente, da mesma forma, pois ainda não há uma consciência das consequências de seus atos.

 

Todos os pais sentem orgulho ao ver seus filhos ajudando o próximo, mas é importante entender que estes valores são construídos no dia-a-dia, em casa. Aprovar simples esforços e motivar os pequenos a continuar tomando atitudes- que possam beneficiar quem mais precisa-, são o caminho certo para um futuro adulto generoso.

 

A generosidade consiste em sacrificar-se em prol do outro, é deixar de lado os próprios interesses, na busca de ajudar alguém. Um simples compartilhamento de um brinquedo, um empréstimo de uma borracha na escola, ou até uma atitude que requer um pouco mais de empenho como, ajudar um idoso na travessia de uma avenida, ou um deficiente visual a pegar uma condução ou até doar um alimento para alguém mais carente, são pequenas atitudes que podem fazer com que seu filho se sinta mais útil e feliz.

 

Para a pedagoga Juliana Karine da Silva Santos, a aprendizagem na primeira infância se dá por meio de exemplos práticos, cabendo aos pais dar inicio a este ensino, mostrando formas de bondade nas atitudes diárias. “A primeira infância é fundamental para a formação da personalidade do indivíduo. A escola, por sua vez, tem enfrentado grandes desafios no processo de ensino e aprendizagem, buscando sempre estratégia para realizar parcerias entre a unidade escolar e a família, pois muitas vezes os pais tem se ausentado da missão de educar. E é dever dos pais ensinar seus filhos a serem generosos”, afirmou.


Imagens:

Compartilhe: