Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Cuidados com a pele após a gestação

Saúde | 06/09/2016

Cuidados com a pele após a gestação

Compartilhe esta notícia:

A gravidez é um período de total mudança na vida da mulher. O corpo passa por várias modificações inclusive na pele. Manchas aparecem em aproximadamente 90% das mulheres por causa da hiperpigmentação. As áreas mais afetadas são os mamilos e axilas, e forma-se  uma linha escura que se estende do umbigo até a região púbica.

 

Pode surgir também à famosa melasma. Essa mancha aparece principalmente no rosto, mas também atinge braços e colo. As manchas aparecem por conta do grande índice de estrógeno durante a gestação, o que faz com que as mulheres fiquem mais sensíveis à luz do sol. Dentre os fatores que podem causar a melasma estão a genética e a exposição ao sol sem a devida proteção.

 

 Na maioria dos casos é feito o uso de produtos com clareadores e antioxidantes que auxiliam no clareamento e uniformização da pele. Protetor solar com base totalizante também é uma ótima opção, pois além de proteger dão uma camuflada nas manchas. Em alguns casos as manchas são mais profundas o que demanda um tratamento mais intenso, por isso é indispensável uma consulta com o dermatologista, que irá indicar o tratamento ideal para cada caso.

 

A nossa pele possui propriedades elásticas que a tornam capaz de se esticar conforme engordamos ou crescemos. Porém essa elasticidade tem limite. Quando a extensão ocorre de forma rápida, a pele não consegue acompanhar o ritmo de expansão, causando lesões que formam cicatrizes – as conhecidas estrias.

 

Durante a gestação a região abdominal cresce muito rápido principalmente no segundo trimestre.  Por isso é tão comum o surgimento das estrias em gestantes, elas podem aparecer também nos seios e coxas. Não existe tratamento 100% efetivo. O melhor resultado acontece através do uso de ácidos o que é proibido durante a gestação. Após o parto o único tratamento que apresenta bom resultados é a laser.


Imagens:

Compartilhe: