Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Contato com a natureza deixa adolescentes menos agressivos

Saúde | 05/09/2016

Contato com a natureza deixa adolescentes menos agressivos

Compartilhe esta notícia:

Mais do que embelezar a paisagem urbana e filtrar poluentes nocivos à saúde, as áreas verdes podem ser poderosas aliadas no combate à agressividade de adolescentes é o que aponta uma pesquisa realizada na Universidade de Southern, Califórnia. O estudo sugere que para reduzir a epidemia de crimes cometidos por jovens, talvez a melhor solução não seja investir em mais policiais, mas, sim, em mais parques e áreas verdes.

A investigação foi realizada com 1.287 jovens, de nove a 18 anos, e concluiu que parques, jardins e amplos gramados em um perímetro de até um quilômetro no entorno da residência são capazes de reduzir em até 12% os episódios de violência e agressividade nessa faixa etária.

São múltiplos os fatores que influenciam o comportamento dos adolescentes, sobretudo ligados aos seus grupos de referência (escola, família, amigos). A transição da infância para a vida adulta é um dos períodos mais suscetíveis a episódios de agressividade e atitudes extremas. De acordo com o estudo, o convívio com áreas verdes pode impactar positivamente uma vez que abre novas opções de lazer e de relaxamento.

As justificativas para isso podem ser muitas. Os cientistas relacionam o fácil acesso à natureza à redução do estresse materno, ao incentivo às atividades ao ar livre e à prática esportiva, além da redução dos níveis de poluição. Outro ponto considerado é de que as áreas verdes em meio urbano ajudam a preservar a biodiversidade microbiana necessária para regular a imunidade e a atividade cerebral, refletindo em benefícios diretos à saúde mental.


Imagens:

Compartilhe: