Educação | 05/09/2016
Cuidado com a inveja no ambiente profissional
Compartilhe esta notícia:
O invejoso no ambiente de trabalho geralmente é aquele que quer o que você tem: cargo, atividades, prestígio, atenção do chefe ou da equipe. E, por isso, estará sempre por perto se fingindo de amigo e vendo tudo o que você faz para fazer igual, ou melhor. Ele simplesmente sente desgosto ao ver a felicidade alheia, na vida profissional. Esse tipo de pessoa é extremamente amargurado por conta do sucesso do outro.
Comparar-se com colegas de trabalho bem-sucedidos pode ser motivador, mas também tende a despertar a inveja, que pode causar estrago na carreira do invejoso como no sucesso da empresa. Ninguém está livre de ser alvo de inveja ou de sentir inveja de alguém, por isso é bom tomar cuidado com esse sentimento negativo, que pode acabar com a harmonia no local de trabalho. Para não sentir inveja dos outros é preciso tomar conhecimento da própria capacidade de conquistar tudo que almeja através do planejamento e dedicação. A inveja muitas vezes é ligada ao complexo de inferioridade, insegurança, desocupação e incapacidade de realizar os próprios projetos.
Negar ou dissimular a inveja só agrava o problema. É preciso aprender a controlar esse sentimento e trocar hábitos mentais negativos por outros mais produtivos que vão proporcionar um maior acesso aos companheiros e as mudanças que podem resultar em grandes melhorias no trabalho em equipe.
É necessário estar preparado para lidar com pessoas que possivelmente possam sentir inveja de você. Se refletirmos sobre os motivos da inveja identificando o que causa esse sentimento nas pessoas, conseguiremos nos defender da forma correta.
Dicas contra a inveja
* Concentre suas energias no seu trabalho e em ambições positivas para você.
* Trabalhe por tudo aquilo que deseja, sem se permitir ficar ressentido com o esforço que terá de fazer e muito menos com o que os outros possuem.
* Comemore sinceramente quando alguém melhorar de vida e tome isso como exemplo e fonte de motivação.
* Resista à tentação de enfatizar elogios e prêmios que recebe da equipe ou de seus chefes. Não chame atenção além da conta.
* Aproxime-se do invejoso em vez de evitá-lo. “Ajude-o a desenvolver a habilidade ou o talento que ele inveja em você”.
* Seja discreto em relação à sua vida pessoal e profissional, para não chamar a atenção, e mantenha sigilo sobre objetivos, projetos e documentos importantes.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo