Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Saiba como se comportar diante de uma pessoa em ataque epilético

Saúde | 05/09/2016

Saiba como se comportar diante de uma pessoa em ataque epilético

Compartilhe esta notícia:

A epilepsia é um distúrbio do cérebro que se expressa por crises repetidas. Normalmente, durante o ataque, o paciente entra em convulsão ou fica sem os sentidos por alguns segundos. É comum ver a pessoa cair no chão, apresentar contrações musculares em todo o corpo, mordedura da língua, salivação intensa, respiração ofegante e, às vezes, até urinar. São sinais de que é preciso adotar alguns cuidados para evitar que a saúde do epilético não sofra um risco maior. A primeira medida é manter a calma.

 

Não tente parar a crise e cuide apenas para que a pessoa não se machuque, mantendo-a longe de qualquer objeto que possa feri-la ou colocando qualquer coisa macia sob a cabeça. Não coloque nada na boca. Deite-a de lado para que possa respirar bem. Espere que a crise termine espontaneamente e depois a deixe repousar ou dormir. Se o ataque demorar, chame o socorro médico de urgência. Fique com a pessoa até que ela se recupere.

 

É bom lembrar que o portador da epilepsia não deve cozinhar, pois, as crises podem provocar graves acidentes no fogão. Também não é recomendado que o portador da doença use a piscina ou rio para nadar, sem que haja uma supervisão de outra pessoa. Até para dirigir, é preciso estar livre de crise por pelo menos dois anos (existe uma legislação específica sobre esse tema).

 

Embora desconhecida pelas pessoas, a epilepsia tem diagnóstico e tratamento. A primeira avaliação médica deve ser acompanhada de exames de imagem como tomografia e ressonância magnética e de exames funcionais como Eletroencefalograma e Holter Cerebral. A respeito do tratamento, o paciente deve tomar medicações específicas que visam bloquear as descargas elétricas anormais, as quais produzem as crises.

 

CONFIRA OUTRAS DICAS:

 

=> Consulte seu médico periodicamente.

=> Tome os remédios nos horários e quantidades prescritas.

=> Não dobre a dose no horário seguinte caso tenha esquecido de tomar no horário anterior.

=> Cuidado com o uso de bebidas alcoólicas, pois o álcool pode facilitar a ocorrência de crises.

=> Procure dormir suficiente e fazer suas refeições em horários regulares.

=> Verifique se existe algum fator que facilite a ocorrência de suas crises. Anote tudo e converse com seu médico.

 


Imagens:

Compartilhe: