PAULISTA > Notícias > Em Paulista, alunos recebem certificados de alfabetização

Educação | 14/10/2015

Em Paulista, alunos recebem certificados de alfabetização

Emoção, sorrisos e lágrimas tomaram conta da solenidade para entrega dos certificados de alfabetização para cerca de 70 alunos da rede de ensino do Paulista. Na ocasião, jovens, adultos e idosos, com idade entre 15 e 90 anos, participaram da Amostra de Experiências Exitosas do Programa Paulo Freire – PE escolarizado. A ação, que aconteceu no Cine Teatro Paulo Freire, Centro, é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Governo do Estado.

Durante o evento, ao som da orquestra Aristides Borges, os participantes também apresentaram trabalhos desenvolvidos em salas de aulas, durante os oitos meses de qualificação. Os encontros tiveram início em fevereiro de 2015 e aconteceram nas Escolas municipais Rosa Amélia, Maria das Neves, Maria Leopoldina e Frederico Lundgren. As aulas foram ministradas por dez professores da rede.

Bastante emocionado o aposentado José Severino de moura (70) revelou sua felicidade em ter participado do curso. “Muita gente não acreditava que depois de tanto tempo eu ainda pudesse me alfabetizar. Minha força de vontade foi maior e hoje estou bastante satisfeito, pois já consigo ler e escrever pequenos textos”, completou.

“Hoje em dia não preciso mais assinar usando a minha digital. Minha maior emoção foi ter conseguido, pela primeira vez, escrever meu nome completo. Estou bastante orgulhosa de mim mesma e só tenho a agradecer ao prefeito pela oportunidade”, ressaltou a dona de casa Virginia de Lira (77).

"A iniciativa tem o intuito de alfabetizar jovens, adultos e idosos do município promovendo uma educação de qualidade, além de assegurar a inclusão e permanência desses participantes no processo educativo. A importância do programa é exatamente incluir essas pessoas como cidadãos dando dignidade à vida de cada um deles”, finalizou o secretário de Educação Carlos Júnior.

A ação desenvolvida no marco do Programa Brasil Alfabetizado - SECADI/MEC, com iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, contempla municípios integrantes das Regiões de Desenvolvimento (RD) do Estado de Pernambuco que apresentam elevada taxa de analfabetismo, destacando-se como prioridade os 101 municípios com IDH abaixo da média Estadual.

SOBRE O PROGRAMA - A Proposta Pedagógica do Programa Paulo Freire – Pernambuco Escolarizado, coerente com a compreensão de que a educação constitui importante instrumento para a efetivação dos direitos essenciais à dignidade de todos os seres humanos. Dessa forma, a proposta pedagógica contempla ações de alfabetização, que possibilita o reconhecimento dos saberes e a apropriação das diversas linguagens como instrumentos para a autonomia e para a emancipação e, neste sentido, a formação inicial dos coordenadores de turma e alfabetizadores, que irão atuar junto aos sujeitos, mostra-se elemento fundamental.

PÚBLICO ALVO - Pessoas com 15 anos ou mais, não alfabetizadas, residentes em zona urbana, zona rural, em terra indígena, terra quilombola, assentamento ou acampamento rural, ilhas, templos religiosos, periferias de grandes, médios ou pequenos centros urbanos, áreas de risco, nos chamados “territórios especiais de Cidadania”, onde atua o Programa Governo Presente/Pacto pela Vida, pescadores, moradores do litoral e áreas ribeirinhas, conforme os assistidos pelo MPA/Programa Pescando Letras, e adulto sem cumprimento de pena sem unidades prisionais e jovens em regime de restrição de liberdade, em unidades de medidas sócio educativas (CASES/FUNASE).