PAULISTA > Notícias > No Janga, unidade de saúde realiza atividade em alusão ao Outubro Rosa

Saúde | 14/10/2015

No Janga, unidade de saúde realiza atividade em alusão ao Outubro Rosa

Um dia dedicado à saúde do corpo e da mente. Com essa proposta os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dom Hélder Câmara, no Conjunto Praia do Janga, no Paulista, realizaram uma ação multidisciplinar com as mulheres da comunidade. Na atividade desta quarta-feira (14.10), alusiva ao movimento Outubro Rosa, as usuárias do sistema municipal de saúde participaram de palestras, massagens-  facial e reflexologia podal -, oficinas, além de consultas médicas e odontológicas.

Animada, a dona de casa Adriana Maria de Lima disse que chegou cedo para não perder nenhuma das atividades oferecidas na ação. “Só saio daqui com serviço completo. Os exames, as consultas, as massagens, tudo. Vim passar o dia aqui no posto e ficar com tudo em dia”, divertiu-se. Já a moradora do Conjunto Praia do Janga Maria do Livramento, 56 anos, disse que esse tipo de ação deve ser repetida sempre que possível. “Nunca havia participado de algo assim. Esse tipo de trabalho ajuda muito as pessoas a terem acesso a diversos serviços e facilita o acesso a alguns exames”, comentou ela que aprendeu a técnica de reflexologia podal.

Responsável pela organização do evento, a enfermeira Adrienny Tavares, que administra a UBS Dom Hélder Câmara, explica que esse evento serve como atrativo para as mulheres se preocuparem cada vez mais com a saúde. “A gente quer conscientizar o público feminino sobre a importância de fazer exames preventivos, como o toque nos seios, que identifica nódulos na mama, e o Papanicolau, que faz a citologia do colo do útero”, ressaltou a enfermeira.

Na UBS de Arthur Lundgren II Alto, uma atividade semelhante foi realizada na manhã desta quarta-feira. O evento, no entanto, focou a prevenção do Câncer de Colo do Útero através os exames preventivos. No local, a ação em prol no combate ao Câncer de Mama, tema do Outubro Rosa, será realizada no dia 28.10, pela manhã, a partir das 9h.