Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Saiba como prevenir e tratar a prisão de ventre

Saúde | 23/08/2016

Saiba como prevenir e tratar a prisão de ventre

Compartilhe esta notícia:

Você sabe até quantos dias é normal ficar sem ir ao banheiro? A prisão de ventre ou intestino preso (termos populares para a constipação e obstipação) são definidos quando a pessoa evacua menos de três vezes por semana. Na prisão de ventre as fezes geralmente ficam duras, secas, pequenas e difíceis de eliminar. Algumas pessoas com intestino preso acham dolorido tentar evacuar, e frequentemente experimentam sensação de inchaço e intestino cheio.

Algumas pessoas pensam que estão com intestino preso se não evacuarem todos os dias. Porém, a evacuação considerada normal pode ser de três vezes por dia a três vezes por semana, dependendo da pessoa. A prisão de ventre é um sintoma, não uma doença. Quase todas as pessoas experimentam prisão de ventre em algum ponto da vida, e dieta inadequada geralmente é a causa. A maior parte dos casos de prisão de ventre é temporária e não é séria. Entender as causas, prevenção e tratamento ajudará a maioria a obter alívio da prisão de ventre.

 

Sintomas

*Fezes ressecadas, duras e de pouco volume

*Poucas evacuações

*Inchaço abdominal

*Gases

*Dores ao tentar evacuar

 

As causas mais comuns da prisão de ventre são:

* Falta de fibras alimentares suficientes na dieta

* Falta de atividade física, especialmente em idosos

* Medicações

* Síndrome do intestino irritável

* Leite

* Mudanças na rotina de vida, como gravidez e viagem

* Abuso de laxantes

* Ignorar as vontades de evacuar

* Desidratação

* Doenças e condições específicas como AVC

* Problemas no cólon e reto

* Problemas na função intestinal (constipação crônica idiopática)

 

Tratamento para a Prisão de ventre

A maioria das pessoas com prisão de ventre precisará apenas fazer mudanças em sua alimentação e estilo de vida para tratar a doença. No entanto, em alguns casos, podem ser necessários tratamentos mais específicos:

Laxantes

A indicação do uso de laxantes é feita para episódios isolados, quando o paciente está há cerca de sete dias constipado, mas sempre vai necessitar de prescrição médica. Muitas vezes, o quadro clínico pode ser mais grave do que o previsto e o uso de laxantes por conta própria pode mascarar esses problemas.

Em alguns casos, o paciente pode precisar fazer procedimentos como uma lavagem intestinal, que até pode ser precedida do uso de laxantes. Há também casos em que o paciente está com uma constipação intensa, e o médico irá receitar o laxante como medida paliativa para aliviar o intestino do constipado. Isto porque o medicamento é recomendado quando a prisão de ventre já está instalada, mas não faz parte do tratamento para educar o intestino.

Biofeedback

O biofeedback utiliza dispositivos para ajudá-lo a aprender a relaxar e apertar os músculos da pélvis. Relaxar os músculos do assoalho pélvico na hora certa durante a defecação pode ajudar a passar fezes mais facilmente.

Durante uma sessão de biofeedback, um tubo especial (cateter) é inserido em seu reto. O terapeuta orienta-o através de exercícios para relaxar e apertar os músculos pélvicos, alternadamente. A máquina vai medir sua tensão muscular usar sons ou luzes para ajudar você a entender quando você relaxou seus músculos.

Cirurgia

A cirurgia pode ser uma opção se você já tentou outros tratamentos e sua constipação crônica é causada por retocele, fissura anal, estenose ou câncer. Para as pessoas que já tentaram outros tratamentos sem sucesso e que têm o movimento intestinal anormalmente tem a cirurgia como opção. A cirurgia para remover o cólon é raramente necessária.

Medicamentos para Prisão de ventre

A prisão de ventre pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.


Imagens:

Compartilhe: