Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Controlar como as crianças usam a internet é importante para segurança dos pequenos

Educação | 22/08/2016

Controlar como as crianças usam a internet é importante para segurança dos pequenos

Compartilhe esta notícia:

Dos menores aos maiores, não importa muito a idade. É cada vez mais comum ver crianças de todas as idades navegando na internet, seja nos computadores pessoais, nos tablets ou smartphones. A combinação internet e criança é uma realidade que veio para ficar, mas que precisa de muito cuidado para não se tornar uma dor de cabeça para os pais e um perigo para os filhos.

 

Para especialistas, os pais devem ser responsáveis pela segurança online de seus filhos. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela empresa McAfee, em 2013, apenas 24% dos entrevistados afirmaram ter instalado algum software para controlar e limitar o acesso dos jovens à web. Isso mostra que a maioria dos pais não tem controle sobre o que seus filhos acessam na internet.

 

Todo cuidado é importante e necessário, uma vez que em frente à tela do computador é possível ter acesso a todo tipo de conteúdo, desde jogos, bate-papo, vídeos, entre tantas outras opções. Por isso é preciso filtrar o conteúdo da Internet e, monitorar e-mail e até configurações de limites para as redes sociais.

 

Para proteger a criançada, as possibilidades são muitas. Os pais ou responsáveis podem ajudar a proteger as crianças de diversas formas, como por exemplo, instalando um bom antivírus, até aplicativos alternativos que filtram o conteúdo permitido para as crianças e ainda definem quanto tempo elas poderão usar o computador. 

 

Confira o que pode ser feito na hora de supervisionar a diversão das crianças na web:

 

Windows

O sistema operacional Windows tem uma ferramenta que possibilita o responsável pelas crianças definir quanto tempo será permitido que elas naveguem na web. É possível também impedir que os pequenos acessem jogos violentos e até impedir que crianças usem programas específicos.

 

Navegador

Internet Explorer, Chrome, Firefox, os principais navegadores possuem a ferramenta de controle que podem ser usados pelos pais. Com isso, é possível configurar um usuário apenas para as crianças, e impedir o acesso ao conteúdo proibido.

 

Antivírus

Alguns antivírus possuem ferramentas de controle dos pais que permitem o usuário limitar o uso da internet, acesso a sites impróprios, e aplicativos indesejáveis, independente do navegador que a criança utilizar.

 

Vídeo Game

XBox, Playstation e Nintendo, os principais consoles do momento, também possuem o controle parental e serviços que variam desde classificação de jogos por faixa etária, utilização da internet e tempo de permanência com o aparelho ligado.


Imagens:

Compartilhe: