Plano Municipal dos Direitos da População LGBTQIAPN+ é aprovado em Paulista

 

Após momentos de escuta, debates e construção coletiva de propostas, representantes de segmentos da população LGBTQIAPN+ assinaram, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude do Paulista, na tarde desta quinta-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Trans, o documento que compõe o Plano Municipal dos Direitos da População LGBTQIAPN+.

A iniciativa teve como objetivo reafirmar o compromisso do município com o respeito à diversidade, a inclusão social e a promoção da cidadania. O processo de consolidação das propostas que integram o Plano Municipal, conduzido pela secretaria, representa um marco histórico em Paulista, conforme destacou o superintendente de Direitos Humanos da pasta, Kleber Pyrrho.

“Após um longo processo de abertura para a contribuição de propostas, com garantia da participação democrática e da representatividade da população LGBTQIAPN+, hoje realizamos o ato de assinatura de aprovação do Plano, que será encaminhado à Procuradoria-Geral do Município, para que possamos ter um documento tanto norteador de políticas públicas quanto de previsão de leis que garantam os direitos da população LGBTQIAPN+. Isso representa um marco para nossa cidade, um verdadeiro divisor de águas”, ressaltou o superintendente.

A assistente social Lilith Rayka, de 38 anos, mulher trans e representante de uma das organizações participantes da construção do plano, que também será encaminhado à Câmara Municipal, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento de ações voltadas à inclusão social e à garantia de direitos de uma população historicamente excluída e alvo de diferentes tipos de violência.

“É importante ressaltar, neste Dia Nacional da Visibilidade Trans, que a visibilidade que queremos é a que garante políticas de saúde, como as do Centro de Saúde Integral da População LGBTQIAPN+ Adriano Chaves, um espaço de referência e acolhimento, aqui em Paulista, assim como visibilidade em relação à empregabilidade. Uma política social que vemos no município, voltada para a contratação de pessoas trans em diferentes áreas. Essa é a visibilidade que queremos, entre outras que promovam respeito e a garantia de direitos, não a visibilidade que vem acompanhada de agressões ou violência contra os nossos corpos, por causa da nossa identidade de gênero. E o plano aqui aprovado, a ser implementado, é uma grande conquista para avançarmos em diversas questões”, pontuou a assistente social.

Os planos municipais são instrumentos estratégicos que irão nortear a elaboração de leis, programas e ações voltadas à garantia de direitos, à promoção da cidadania e ao enfrentamento das desigualdades que atingem a população LGBTQIAPN+ no âmbito municipal.

O ato de assinatura contou com a participação de representantes de grupos e movimentos sociais ligados às pautas LGBTQIAPN+, além de representantes da gestão pública municipal.

Fotos: João Gonçalves

 

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude