‘Pit Stop Vermelho – Quebrando Barreiras, Vencendo Estigmas e Preconceitos’ marca conjunto de iniciativas promovidas pela Prefeitura do Paulista em parceria com a Articulação AIDS em Pernambuco

Com foco no diagnóstico precoce e no enfrentamento ao estigma e ao preconceito relacionados ao HIV/AIDS e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na tarde desta sexta-feira (12), o Pit Stop Vermelho – Quebrando Barreiras, Vencendo Estigmas e Preconceitos. A ação integra as atividades do Dezembro Vermelho e contou com a parceria da Articulação AIDS em Pernambuco, reforçando a importância da informação e da garantia de direitos para pessoas que vivem com HIV/AIDS.

O ‘Pit Stop’ ocorreu em frente ao North Way Shopping, no Centro da cidade, durante o fechamento do semáforo, abordando motoristas, passageiros e pedestres. Na ocasião, foram distribuídos materiais educativos, preservativos e oferecidas orientações sobre a temática. A iniciativa também contou com o apoio do CTA Itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento), que disponibilizou testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites virais no estacionamento do shopping.

Presente na atividade, a coordenadora da Política Municipal de HIV, AIDS, sífilis e hepatites virais, Milena Ribeiro, área vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, ressaltou a importância do diagnóstico precoce para um tratamento mais efetivo.

“É importante que tenhamos momentos como o Dezembro Vermelho, de intensificação da prevenção, do diagnóstico precoce e da realização de um tratamento oportuno em relação às ISTs, HIV e AIDS. Hoje, contamos com tecnologias avançadas e tratamentos eficazes que garantem qualidade de vida. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais cedo o tratamento é iniciado e mais rapidamente a pessoa se torna indetectável, o que significa que não transmite mais o vírus”, explicou.

Beth Amorim, representante da Articulação AIDS em Pernambuco e educadora do Grupo Cactus Gênero e Comunicação, destacou que a iniciativa fortalece o diálogo direto com a população e promove educação em saúde de forma acessível, especialmente em um tema ainda cercado de estigmas.

“Consideramos essa parceria muito importante e realizamos ações como essa há cerca de 15 anos. Após um período de dificuldades enfrentadas por diversos movimentos, estamos retomando as ações educativas de rua e o diálogo mais próximo com o Serviço de Atendimento Especializado e o Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA). Já realizamos um Pit Stop no Recife e, nos dias 16 e 17, promoveremos, em parceria com a Prefeitura, uma roda de conversa sobre o estigma e o preconceito gerados pela desinformação sobre o HIV/AIDS”, relatou.

Para a autônoma Ana Paula Galvão do Nascimento, de 47 anos, que esteve no shopping acompanhada da filha, Sara Galvão, de 20, a ação foi uma oportunidade de reforçar os cuidados com a saúde. “Vim por vontade de cuidar da saúde, que para mim é prioridade. Muitas vezes não temos condições financeiras de pagar por exames e nem sempre é fácil conseguir vagas. Quando vi o ônibus do CTA, chamei logo minha filha para fazermos os testes. Achei maravilhoso”, afirmou.

Fotos: João Gonçalves

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude