Paulista lança programa de recomposição da aprendizagem e preparação para avaliações externas

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação, deu início ao Projeto Paulista+, que tem como objetivo principal a recomposição da aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal. A iniciativa contempla alunos do 2º, 5º e 9º ano, com metodologia personalizada para atender diferentes ritmos e desafios de aprendizado, além de oferecer formação voltada para professores.

As aulas acontecerão aos sábados, entre os dias 13 de setembro e 20 de novembro, em 20 escolas de anos iniciais e 17 unidades de ensino que atendem turmas de 9º ano, envolvendo mais de 2 mil estudantes. A proposta vai além das aulas tradicionais, com atividades recreativas, entrega de brindes e estímulos extras para engajar os alunos.

O secretário de Educação, Gilberto Sabino, ressaltou o caráter inovador da ação. “Estamos com uma grande expectativa, uma vez que este projeto é pioneiro, nunca houve algo nessa proporção aqui na cidade. Além da recomposição nos 2º e 5º anos, o 9º ano terá foco no preparatório para o SAEP e o SAEB. Essas avaliações são fundamentais, pois, além de medir o nível de aprendizagem, podem ampliar a arrecadação do ICMS educacional em mais de 6 milhões de reais para o município”, explicou.

Já o secretário executivo de Desenvolvimento Educacional, Gláucio Ramos, destacou o impacto do programa na rede. “O Paulista+ chega para potencializar o trabalho já feito pelas escolas e professores, criando uma rede de apoio pedagógico que vai do acompanhamento da alfabetização até a preparação para as grandes avaliações. É uma iniciativa que olha para o presente, mas também projeta o futuro da educação no Paulista”, afirmou.

A gerente pedagógica, Panmella Dias, lembrou que o reforço é necessário diante dos índices atuais. “Hoje o cenário de alfabetização em Paulista, pelo Índice de Criança Alfabetizada, é de 55% dos estudantes alfabetizados no 2º ano. Não conseguimos atingir a meta prevista para a idade. Após o projeto, a expectativa é alcançar entre 60% e 65%”, pontuou. Segundo ela, a aula extra foi pensada para respeitar o nível de cada estudante. “O material pedagógico está sendo montado com esse foco, garantindo o direito de ser alfabetizado na idade certa”, explicou.

O Paulista+ reforça os conceitos de equidade – garantindo mais recursos e oportunidades para quem mais precisa – e de letramento, que é a capacidade de usar leitura e escrita em diferentes contextos sociais. A iniciativa busca não apenas recuperar defasagens, mas também preparar os estudantes para desafios futuros.

 

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude