Paulista inaugura Centro de Referência em Saúde para a População LGBTQIA+

A cidade do Paulista deu um importante passo em direção à promoção da igualdade e inclusão, com a inauguração, na sexta-feira (20/12), do Centro de Referência em Atendimento à População LGBTQIA+. O espaço, localizado na Prontoclínica Torres Galvão, próximo ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no centro da cidade, oferece atendimentos gratuitos e multidisciplinares que visam atender demandas específicas dessa comunidade. O evento contou com a presença do prefeito Yves Ribeiro e da secretária de Saúde, Kassia Moura.

O Centro é um marco para a saúde pública local, combinando serviços de acolhimento, suporte jurídico e cuidados especializados em saúde. Entre os serviços disponíveis, estão consultas médicas, testes rápidos, atendimento psicológico e orientações jurídicas para vítimas de LGBTfobia. Além disso, o espaço auxilia pessoas trans no processo de retificação de nome e gênero em documentos oficiais.

A psicóloga Renata Neves destacou a importância do espaço para atender questões específicas dessa população, que historicamente enfrenta rejeição, preconceito e estigmas sociais. “É um público que historicamente tem vivência de muita rejeição, estigma, preconceito, vínculos familiares fragilizados e até vínculos interpessoais. Isso são fatores que predispõem essa população a transtornos mentais comuns, como quadros depressivos e ansiosos”, afirmou Renata.

Além do cuidado em saúde, o Centro funciona como um local de suporte jurídico para vítimas de violência e discriminação. A orientação é gratuita, com o objetivo de garantir que a população LGBTQIA+ tenha acesso à justiça em situações de LGBTfobia.

O superintendente e coordenador da Saúde LGBTQIA+, Anderson Oliveira, reforçou o impacto da iniciativa como um mecanismo de combate ao preconceito institucional e social. “Para todos nós é uma grande vitória, porque a gente está trazendo o processo de igualdade. Quando pensamos em um Centro como esse, estamos pensando naquela população que é desassistida não pela falta de postos de saúde, mas pelo próprio processo da LGBTfobia, que muitas vezes afasta o acesso ao cuidado. Então o Centro vem para dar essa resposta e fornecer um processo equânime para todos”, explicou Anderson.

A criação do Centro é resultado de um esforço coletivo para oferecer um ambiente acolhedor, onde as pessoas LGBTQIA+ possam buscar ajuda sem medo de discriminação. Além dos serviços já disponíveis, o espaço busca promover o respeito à diversidade e sensibilizar a sociedade sobre a importância de políticas públicas inclusivas.

Com essa iniciativa, Paulista reforça seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, colocando-se como referência na promoção dos direitos da população LGBTQIA+ na Região Metropolitana do Recife.

SEI:

Categorias

Compartilhe:

Paulista realiza 2º Mutirão de Endoscopia para pacientes do SUS

Sala do Empreendedor do Paulista promove palestras sobre precificação e empreendedorismo para mulheres de famílias atípicas

Saúde do Paulista orienta população a manter caderneta de vacinação atualizada

Bloco Se Me Chamar Eu Vou anima o bairro de Maria Farinha

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

Saúde do Paulista e Fiocruz abrem inscrições gratuitas para o I Fórum de Doenças Raras

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente