Centro de Saúde Integral da População LGBTQIAPN+ de Paulista fortalece cuidado com respeito e dignidade

O Centro de Saúde Integral da População LGBTQIAPN+ Adriano Chaves funciona como um espaço de referência no acolhimento e na atenção à saúde da população LGBTQIA+ em Paulista. 

 

Voltado à promoção do cuidado integral, humanizado e digno, o equipamento é uma iniciativa da Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde e da Superintendência de Políticas Estratégicas, reforçando o compromisso do município com uma política de saúde inclusiva e baseada no respeito à diversidade.

 

O serviço funciona na Prontoclínica Torres Galvão (PTG), localizada na Avenida Floriano Peixoto, s/n, Centro do Paulista, oferecendo atendimentos de segunda a sexta-feira, em horário ambulatorial contínuo, das 8h às 16h, sem fechamento no horário do almoço.

 

No local, são disponibilizados atendimentos de enfermagem, atendimento médico (uma vez por semana) e atendimento psicológico, além de ações importantes de prevenção e cuidado, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e testagens sorológicas para HIV, sífilis e hepatites virais.

 

A psicóloga Renata Neves, que integra a equipe do Centro de Saúde Integral Adriano Chaves, destaca a relevância da saúde mental dentro do serviço.  

 

“Ao longo desse um ano de implantação do serviço, percebemos que a demanda por atendimento psicológico foi uma das mais recorrentes entre as pessoas que nos procuraram, e isso não acontece por acaso. A psicologia ocupa um papel fundamental ao oferecer um espaço de escuta qualificada e acolhedora. Esse acolhimento começa pelo respeito ao nome social, pela valorização da história de vida de cada pessoa e pela compreensão de que o sujeito não está sozinho nesse processo. Muitas vezes, é necessário aproximar a família, promovendo intervenções que vão além da elaboração individual, abrindo espaço para o diálogo, a escuta e o acolhimento também dos familiares, a fim de fortalecer o apoio e a rede de cuidado”, ressaltou.

 

Para o coordenador da Saúde Integral da População LGBTQIA+ e diretor do ambulatório, Anderson de Oliveira, o equipamento representa um avanço na garantia de direitos.

 

“A importância do ambulatório, ou do Centro de Referência Integral da População LGBTQIA+, está diretamente ligada à promoção da dignidade humana. Trata-se de garantir uma porta de entrada no sistema de saúde que acolha e responda de forma adequada às necessidades específicas desse público. Nesse contexto, o ambulatório surge para complementar a rede já existente, que inclui os PSFs e as policlínicas, funcionando como mais um instrumento de cuidado. Ele vem para somar, fortalecendo a rede de atenção à saúde e assegurando um atendimento pautado no respeito, no acolhimento e na dignidade”, afirmou.

 

Fotos: Gustavo Guerra

 

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude