A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Secult), realizou nesta terça-feira (23) a premiação do concurso “Minha Rua é Mais Junina”, iniciativa que integrou a programação do São João das Comunidades e mobilizou moradores de diversos bairros em torno da valorização da cultura popular. Nesta primeira edição, foram premiadas a Rua Ipubi, em Arthur Lundgren I; a Rua C3, na Mirueira; a Rua 92, em Maranguape I; e a Rua Superior, no bairro do Nobre.
Criado com o objetivo de fortalecer as tradições juninas e movimentar a economia local, o concurso teve como premiação a oferta de estrutura para a realização das comemorações nas ruas vencedoras, incluindo palco, sonorização, iluminação e atrações culturais. A seleção foi realizada por uma comissão avaliadora, com base em critérios como decoração, criatividade e organização.
Na Rua Ipubi, em Arthur Lundgren I, a celebração teve um significado especial. O tradicional Arraial Ipubi homenageou Pedro Severino (in memoriam), morador da comunidade conhecido pela dedicação às comemorações de São João. A tradição segue sendo mantida por familiares e vizinhos, que se unem todos os anos para a realização do evento.
Uma das organizadoras da festa, Maria Borges celebrou a escolha da Rua Ipubi entre as vencedoras do concurso e destacou a união da comunidade durante a preparação do arraial. “Foi um esforço coletivo que valeu a pena. Estou muito feliz com o resultado e com esse reconhecimento”, declarou.
Segundo o secretário de Turismo e Cultura do Paulista, Ikaro Guimarães, a iniciativa superou as expectativas da gestão e reforçou o protagonismo das comunidades na construção dos festejos juninos. “O resultado do concurso demonstra o engajamento das comunidades e a aceitação de uma ideia realizada pela primeira vez na cidade. As ruas abraçaram a proposta e fizeram uma grande celebração do São João, mostrando a força da cultura popular nos bairros”, afirmou.
As ações realizadas nas localidades vencedoras marcaram o encerramento da primeira edição do concurso e reforçaram a proposta da administração municipal de descentralizar a programação junina, levando as celebrações para diferentes regiões da cidade. Durante os eventos, a Guarda Civil Municipal (GCM) e os agentes de trânsito atuaram para garantir a segurança e a organização das festividades.
Fotos: Juan Marvin / SEI




