PAULISTA > Notícias > Jogo educativo da saúde atrai população na orla de Maria Farinha

Saúde | 27/10/2018

Jogo educativo da saúde atrai população na orla de Maria Farinha

A orla da Praia de Maria Farinha recebeu uma ação importante na manhã deste sábado (27.10). É que a Secretaria de Saúde do Paulista realizou uma abordagem  de conscientização a prevenção ao câncer de mama e colo do útero no local, marcando o fim da programação do Outubro Rosa e o início do Novembro Azul. Cerca de 20 educadoras participaram da iniciativa abordando e esclarecendo dúvidas das pessoas, de forma lúdica, através de um jogo de perguntas e repostas.

Fernanda Alves, 29 anos, psicóloga, ficou bastante surpresa com a ação. “Você vem à praia, em um dia de lazer comum, e é surpreendida com essa iniciativa maravilhosa. Esclareci algumas dúvidas e agora vou poder curtir meu dia mais tranquila e informada em relação ao câncer de mama”, disse.

Dona Carmelita Albuquerque, 47 anos, dona de casa, participou do jogo com as educadoras e contou o que achou. “O bom dessa ação é que a gente aprende sobre assuntos sérios, brincando. Gostei bastante de poder participar do joguinho e peço que a prefeitura continue investindo nisso. O povo precisa ter acesso a esse tipo de informação e quando isso é feito de maneira divertida, fica melhor ainda”, completou.

“Nosso intuito é abordar a população, de maneira descontraída, alertando sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, colo do útero e também sobre a saúde integral das mulheres. Entendemos que dessa forma vamos sensibilizar e discutir com as pessoas sobre temas importantes de uma maneira mais leve. A gestão do prefeito Junior Matuto segue firme na proposta de alertar e esclarecer dúvidas da população em relação aos serviços oferecidos pela nossa Secretaria”, explicou a secretaria de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart.