PAULISTA > Notícias > Paulista fortalece política de segurança das pessoas com expansão do sistema de videomonitoramento

Segurança e Mobilidade | 26/10/2018

Desde que foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, as 16 câmeras de videomonitoramento da Prefeitura do Paulista estão ajudando o município a garantir mais segurança às pessoas. Os equipamentos transmitem imagens em tempo real para uma central que conta com Guardas Municipais, Agentes de Trânsito e Policiais Militares, garantindo que o atendimento às ocorrências seja realizado de forma mais ágil e segura. O êxito desse trabalho fez com que a gestão municipal decidisse ampliar o sistema com mais 50 câmeras, que vão ficar espalhadas por diversos bairros, fortalecendo a política de segurança pública no município.

Nesta sexta-feira (26.10), os secretários municipais de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, e o de Mobilidade e Administração das Regionais, José Rodrigues, firmaram contrato com a empresa que vai ficar responsável pela instalação das novas câmeras. A expectativa é de que o processo de implantação dos equipamentos tenha início na primeira quinzena de novembro e seja finalizado até o final deste ano. A expansão do serviço é fruto de uma parceria entre a gestão municipal, o Detran e o DER. Para garantir o pleno funcionamento do serviço, a prefeitura vai investir, em média, R$ 140 mil por mês.

A localização das novas câmeras já foi definida seguindo como critério a questão da segurança das pessoas nas ruas e também no trânsito. “Com essa expansão, a gestão do prefeito Junior Matuto consegue levar as câmeras para praticamente todos os bairros da cidade, inclusive, ampliando onde já tem. Essa é uma ação que não vai só aumentar a sensação segurança, mas trazer de fato segurança às pessoas”, comentou o secretário Manuel Alencar. Ele também reforçou que a ampliação do sistema de câmeras vai coibir crimes, como assaltos e arrombamentos. Desde a implantação do videomonitoramento, a área comercial e bancária do município – onde estão instaladas câmeras - não sofreu assaltos ou arrombamentos.

O secretário de Mobilidade e Administração das Regionais, José Rodrigues, ressaltou que o município também deve aproveitar os novos equipamentos na segurança viária. “Percebemos que as câmeras que usamos para monitorar o trânsito garantem mobilidade e agilidade no atendimento as ocorrências de acidentes, por exemplo. Temos alguns gargalos em alguns bairros que serão contemplados nessa ampliação do serviço, o que vai nos ajudar a construir um trânsito cada vez mais seguro”, disse.