PAULISTA > Notícias > Em Paulista, Pedalada Rosa incentiva prevenção e combate ao câncer de mama

Saúde | 26/10/2018

Em Paulista, Pedalada Rosa incentiva prevenção e combate ao câncer de mama

Na manhã desta sexta-feira (26.10), cerca de 30 ciclistas entre mulheres, homens e crianças compareceram a III Pedalada Rosa, com suas bicicletas enfeitadas com adereços em tom rosa. A iniciativa promovida pelas Secretarias Municipais de Saúde e Executiva de Políticas para as Mulheres, faz parte da comemoração do Outubro Rosa e busca incentivar a prevenção e o combate ao câncer de mama.

Antes da saída do ponto de concentração, na Unidade de Saúde da Família (USF) São Pedro, no Janga, as pessoas presentes participaram de uma café da manhã saudável. Ainda tiveram acesso a serviços de graça, como aferição de pressão arterial; teste de sífilis, Hepatite B e C e HIV; mamografia, limpeza de pele e designer de sobrancelhas.

Pela primeira vez na Pedalada Rosa, a fonoaudióloga Flávia Layme, falou sobre o prazer de participar de um evento como esse. “Acho muito importante incentivar as pessoas sobre a prevenção do câncer. É um momento onde a gente tem que passar para todos a importância de se cuidar”, finalizou.

Maria da Conceição da Silva, 54 anos, foi diagnosticada com câncer de mama há cinco meses. Após passar por uma cirurgia para retirar uma das mamas, atualmente a dona de casa está fazendo sessões de quimioterapia no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), no Recife.

Para ela, a doença pode ser superada com fé em Deus e muito otimismo. “Posso dizer que do jeito que estou superando qualquer pessoa pode superar. Não é uma coisa de morte. Pode acreditar em Deus que tudo dar certo, na minha vida e na vida de qualquer pessoa que está nessa luta. Devemos ir em frente seguindo com o tratamento e acreditando em Deus”, enfatizou.

Já a merendeira Ana Paula do Nascimento, 44 anos, moradora do Janga, aproveitou a ação perto de casa para fazer a mamografia. “O exame é importante para nós. Esse o terceiro exame que faço. É uma oportunidade maravilhosa para as moradoras do bairro e ninguém pode deixar de se cuidar”, disse.

A secretária de Saúde do Paulista Fabiana Bernart falou da importância das ações durante o Outubro Rosa. “Buscamos sensibilizar não só as mulheres do município, mas também os parceiros e a família sobre a prevenção ao câncer. A gente quer trazer o tema, mas não de uma forma pesada, de forma densa, mas trazendo o assunto para discussão e sensibilizando a população”.

MAIS AÇÃO

Para marcar o fim da programação do Outubro Rosa e o início do Novembro Azul, a Prefeitura do Paulista, promove, neste sábado (27.10), uma ação de conscientização e prevenção ao câncer de mama para mulheres e homens, na orla da Conceição.

A ação conta com 20 educadoras abordando os frequentadores da praia e esclarecendo dúvidas de forma lúdica, através de um jogo de perguntas e repostas, no molde de um quiz, formulado pela equipe da Secretaria de Saúde.

A ideia é que as pessoas façam o teste e verifiquem realmente o que elas sabem sobre: câncer de mama, tabagismo, alimentação, elucidando mitos e verdades. A concentração das equipes acontecerá nas proximidades da Fábrica de Cimento Poty, na Rua Senador José Ermírio Moraes, s/n, na praia de Conceição, a partir das 8h.