PAULISTA > Notícias > Alunos com problemas na visão são contemplados com óculos de grau no Paulista

Saúde | 23/03/2017

Alunos com problemas na visão são contemplados com óculos de grau no Paulista

O estudante Caio Vinicius, 12 anos de idade, quase não dormiu essa noite. Ansioso, ele não via a hora de receber os óculos de grau que vão ajudar a melhorar o seu desempenho escolar. Assim como Caio, outros 24 alunos da Escola Municipal Alga Marina, que sofrem com algum tipo de deficiência na visão, agora vão poder estudar mais tranquilos. O prefeito Junior Matuto, ao lado dos Secretários de Educação Carlos Júnior, e da Saúde, Fabiana Bernart, entregou nesta quinta-feira (22.03) mais 25 óculos, aos estudantes da unidade, localizada no bairro de Arthur Lundgren I, em mais uma etapa do Programa Olhar Paulista.

A iniciativa, que visa melhorar o desempenho escolar dos alunos da rede municipal, faz parte do programa Saúde na Escola, coordenado pelas secretarias municipais de Saúde e Educação. Gleice Kelly, 11 anos, aluna do 4º ano, escolheu uma armação moderna e colorida e ficou bem animada com seus óculos novos. “ Hoje é um dia muito especial para mim. Sinto muita dor de cabeça e isso me prejudica. Agora, com certeza, vou poder enxergar melhor e ler com mais facilidade”, disse.

A secretária Fabiana Bernart, ressaltou a importância do programa no desenvolvimento pessoal e profissional dessas crianças. “Os alunos que apresentam alguma alteração na visão, além de serem prejudicados no processo de aprendizagem, desenvolvem uma certa dificuldade na interação com o meio social. Essa ação é essencial para que esses estudantes aprendam de forma qualificada”, completou.

“A ação está caminhando da forma mais positiva possível. Já realizamos triagens em 32 escolas da rede municipal, beneficiando cerca de nove mil alunos. Desses, cerca de 300 apresentaram algum tipo de dificuldade visual e foram encaminhados diretamente para consultas oftalmológicas. Nosso intuito é continuar contemplando esses estudantes e garantir a continuidade do programa no nosso município”, destacou o secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Junior.

Animado, o prefeito Junior Matuto demonstrou toda a sua empolgação em poder participar desse momento tão especial. “Olhar no rostinho dessas crianças e perceber o quanto elas estão felizes não tem preço. Com essa ação conjunta estamos conseguindo trazer mais alegria a esses alunos com dificuldade na visão e que agora vão poder ter um maior aproveitamento em sala de aula”. Finalizou.

OLHAR PAULISTA - O programa, que foi implantado no município há dois anos, já beneficiou cerca de nove mil alunos da rede municipal, com idades entre seis e 12 anos. O trabalho, que é resultado de uma parceria entre o Lafepe e as secretarias de Educação e Saúde, com o CEVIPE, permite que esses jovens passem por um processo de triagem, realizem exames oftalmológicos e recebam óculos, tudo isso gratuitamente. Os beneficiados poderão escolher entre quatro tipos de armação.