PAULISTA > Notícias > Em Paulista, fiscais de Meio Ambiente notificam invasores de área de mata atlântica e apreendem animais silvestres

Meio Ambiente | 09/12/2015

Com a proposta de coibir a invasão de uma Área de Preservação Permanente (APP), fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Paulista realizaram nesta quarta-feira (09.12) uma vistoria na Mata da Jaguarana, na Jaguarana, onde os agentes da prefeitura identificaram construções irregulares, desmatamento e plantio de espécies impróprias para um trecho de Mata Atlântica. A ação resultou na notificação de quatro famílias ocupantes da área.

Na abordagem, os fiscais identificaram uma pequena moradia construída com madeira, ocupando um trecho da mata já devastada. O invasor também já havia cercado o terreno para delimitar a propriedade. No local, a equipe ainda constatou a queima de espécies nativas e o emprego da técnica de anilhamento, que consiste na retirada de parte da casca que envolve a árvore para impedir o fluxo de nutrientes e a consequente morte do vegetal.

Durante a operação, o grupo encontrou um plantio irregular de coqueiros, bananeiras e macaxeiras. As três espécies são consideradas exóticas e, por isso, não podem compartilhar um mesmo trecho de Mata Atlântica. Até um criatório já havia sido construído de alvenaria na área para abrigar os animais das famílias de um agricultor, que também já havia erguido uma casa indevidamente no local. A equipe do município contou com o apoio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e policiais militares do 17º BPM.

As pessoas que foram notificadas devem procurar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente nos próximos cinco dias. O órgão fica na Rua Djalma Dutra, s/n, Janga. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 08h às 13h30.

APREENSÃO DE PÁSSAROS – Após vistoriar a Mata da Jaguarana, os agentes do Meio Ambiente capturaram 10 aves silvestres. Os pássaros das espécies Papa-capim, Galo de Campina, Canário da Terra e Azulão, foram levados para o Centro de Reabilitação do CPRH. Os criadores realizaram a entrega voluntária dos animais no momento da abordagem, por isso, não receberam multas nem notificações. A criação de alguns bichos da fauna brasileira necessitam de autorização do IBAMA.