PAULISTA > Notícias > Cemitério Municipal do Paulista é alvo de ação de combate ao Aedes aegypti

Saúde | 07/12/2015

Cemitério Municipal do Paulista é alvo de ação de combate ao Aedes aegypti

Na luta contra o Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, a Prefeitura do Paulista vem reforçando a busca ativa por focos de reprodução do mosquito em locais específicos como cemitérios, borracharias e ferros-velhos. Nesta segunda-feira (07.12) a ação aconteceu no Cemitério Campo Santo São José, no bairro de Arthur Lundgren II. Os agentes da Vigilância Epidemiológica aplicaram larvicida biológico em pontos de possível acúmulo de água da chuva.

No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde adverte que os vasos de flores levados pelos familiares das pessoas sepultadas no local são os principais vilões nos cemitérios. A orientação é de que os enfeites, mesmo os artificiais, sejam colocados em vasos com o fundo furado para que a água escorra em casos de chuva. Além do combate aos focos do mosquito, a ação também aplicou substâncias contra ratos, escorpiões e baratas.

O Cemitério Campo Santo São José possui 3.350 gavetas, 2.800 ossuários e cerca de 10 mil túmulos. Um novo reforço desse serviço deve ser feito em até 90 dias, período em que o larvicida possui eficiência no combate aos focos do mosquito. De acordo com a Secretaria de Saúde do Paulista, até a 46ª semana epidemiológica, foram notificados 2.775 casos de Dengue, sendo 761 confirmados. Já a Chikungunya teve seis notificações e duas confirmações. Até o momento não houve registro de casos de Zika Vírus no município.