PAULISTA > Notícias > Encontro discute ações do Programa de Saúde Escolar para 2016

Saúde | 03/12/2015

Encontro discute ações do Programa de Saúde Escolar para 2016

Com o intuito de discutir o planejamento das ações do Programa de Saúde Escolar 2016, profissionais da educação e saúde do município - entre eles gestores escolares, agentes de saúde e enfermeiros – reuniram-se na manhã desta quinta-feira (03.12), no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco. Na ocasião foram apresentadas as 13 escolas municipais que serão contempladas pelo programa a partir de fevereiro de 2016. Entre as instituições que entraram na lista e serão beneficiadas, estão: a Escola Municipal Comendador Arthur Lundgren, Alga Marina, Firmino da Veiga, Ministro Etelvino Lins e Manoel Gonçalves Dias.

Atualmente, o município conta com 64 unidades de ensino. O PSE contempla 24 destas escolas. A grande novidade é que a partir do 1º semestre do ano que vem, o programa passará a cobrir 37 instituições da rede municipal, entre elas algumas creches do município. De acordo com a coordenadora do projeto, Juliana Silva, a partir do momento em que o aluno passa a participar e se envolver nas ações oferecidas pela iniciativa, ele acaba reproduzindo isso na sua própria comunidade.

“Essa expansão vai aumentar o número de alunos cobertos pela iniciativa. Antes, cerca de sete mil estudantes eram beneficiados, agora esse número vai triplicar para 10 mil. O projeto tem ações específicas e que causam um impacto muito grande, tanto social, como também no contexto daquela comunidade escolar”, completou.

SOBRE O PROGRAMA - O PSE foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. O trabalho conta com palestras sobre gravidez e prevenção às DSTs e ao uso de drogas, também oferece exames de acuidade visual, atualização do cartão de vacina, identificação de possíveis casos de hanseníase e tuberculose, atividades físicas, entre outras ações. Os agentes de saúde escolar e os enfermeiros do PSF são os principais responsáveis em manter o contato permanente com o alunado. Os agentes ficam diariamente nas escolas, desenvolvendo atividades educativas e organizando as ações planejadas. Eles fazem a interlocução entre Saúde e Educação e levantam as principais demandas do corpo discente e incluem no calendário o atendimento da equipe multiprofissional. Os casos considerados mais complicados, que exigem exames detalhados, são referenciados para um posto de saúde mais próximo da área de abrangência da escola.