PAULISTA > Notícias > Alunos do Paulista participam da 10ª Olimpíada de Matemática

Educação | 20/10/2015

Alunos do Paulista participam da 10ª Olimpíada de Matemática

Estudantes da rede de ensino do Paulista que têm um gosto especial pela matemática tiveram uma tarde proveitosa nesta terça-feira (20.10). Na ocasião alunos do 8º e 9º ano se reuniram na Escola Terezinha Camarotti, na Mirueira, para participar da segunda fase da 10ª Olimpíada de Matemática promovida pela Secretaria de Educação do município.

Durante a iniciativa os participantes tiveram três horas e meia para resolverem 10 questões que abordaram assuntos sobre a geometria, grandezas e medidas, números e operações, entre outros. Minutos antes de começar a olimpíada a aluna Eloísa Ferreira (19) estava bastante ansiosa. “Sempre fico nervosa, mas minha paixão pela matemática já me fez participar de vários campeonatos. Me sinto realizada fazendo isso. Só o fato de poder estar no evento já é satisfatório”, ressaltou.

“A competição é dividida em duas fases. A primeira, que foi realizada no mês de setembro, teve o intuito de promover a coletividade e a interação social entre os alunos. Os estudantes participaram de jogos educativos, além de desfiles com roupas geométricas, entre outras atividades. Já nesta segunda fase está sendo realizada a prova escrita individual onde vão sair os vencedores do campeonato”, disse a coordenadora do projeto, Marilene Rosa.

Em menos de uma hora o estudante Ruan Pablo (15) deixou a sala de aula. Feliz, ele revelou que a prova foi bastante fácil. “Estou confiante no que eu fiz. Para mim as questões foram boas e tudo estava dentro do que eu tinha estudado. Espero ficar entre os dez melhores, mas se isso não acontecer, a experiência já vai valer muito a pena”, explicou.

A ação envolve cerca de 800 alunos e 50 professores da rede de ensino da cidade. Ao todo, 17 escolas municipais participaram da olimpíada. Os dez alunos mais bem colocados na competição serão premiados. Os três primeiros colocados e o professor do aluno melhor classificado também vão receber premiações.

SOBRE A OLIMPÍADA - É um projeto elaborado pela equipe técnica de apoio pedagógico (ETAP), que visa estimular o gosto pela matemática. Criado há 10 anos, a iniciativa tem o intuito de promover políticas públicas dentro do município, principalmente para minimizar os baixos índices da disciplina nas escolas.