PAULISTA > Notícias > Parceria com Instituto Ayrton Senna resgata o gosto pelo estudo de alunos do Paulista

Educação | 20/10/2015

O menino Wesley dos Santos, 12 anos, não sabia ler e escrever, o que causava um forte desinteresse pela rotina nas salas de aula. No entanto, o garoto passou a integrar as turmas dos programas ‘Se liga’ e ‘Acelera’ e tudo mudou. Agora ele é um dos mais aplicados da Escola Municipal Jaime Bold, na comunidade do Alto do Bigode, bairro da Vila Torres Galvão, em Paulista. As duas iniciativas foram implantadas nas escolas públicas administradas pela prefeitura, através de uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Instituto Ayrton Senna, e visam corrigir distorções idade/série no Ensino Fundamental I.

A Escola Jaime Bold, inclusive, é um dos destaques entre as 12 escolas da cidade que contam com os programas que hoje atendem cerca de 300 crianças com idades entre 9 e 14 anos. A parceria existe desde 2004 com visitas periódicas dos técnicos do Instituto Ayrton Senna, como a vistoria realizada nesta terça-feira (20.10), na unidade do Alto do Bigode.

Para a mãe de Wesley, Natanaela dos Santos, 30 anos, a vida escolar do filho mudou “da água para o vinho”, como ela definiu. Segundo a dona de casa, o garoto não conseguia se integrar com os colegas da escola por não se sentir bem com o fato de não saber ler e escrever. “As professoras me chamaram pra falar sobre o desemprenho dele e dizer que tinha que ser matriculado na turma do Se liga. Isso foi ano passado, aí quando ele terminou a gente já matriculou ele no Acelera. Agora eu me surpreendo com ele quieto, lendo baixinho, estudando”, conta a mãe do garoto Wesley.

O programa ‘Se Liga’ trabalha durante um ano letivo na correção do fluxo de estudantes não alfabetizados da Rede Municipal, com defasagem de 2 anos ou mais. Após a conclusão desta etapa ele é encaminhado para o ‘Acelera’ que, como o nome já diz, acelera os estudos dos conteúdos programáticos para que os alunos recuperem suas turmas anteriores antes de sofrer com a defasagem. Depois de finalizado o processo, os estudantes avançam duas turmas. Por exemplo, se o jovem estava no 4º ano quando chegou ao Acelera ele sairá direto para o 6º ano.

Hoje a Secretaria de Educação do Paulista conta com 12 turmas do ‘Se liga’ e 4 grupos do ‘Acelera’. As escolas municipais participantes são: João Fonseca de Albuquerque, Marcílio Dias, Jaime Bold, Ministro Marcos Freire, Ministro Etelvino Lins, Professor Salvador Dimech, Cônego Costa Carvalho, Edna Marinho, Santa Clara e Mumbeca I, além do Educandário Maranata.