Meio Ambiente | 13/10/2015
Postos de combustíveis são vistoriados durante ação educativa
Compartilhe esta notícia:
Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) do Paulista concluíram nesta terça-feira (13.10) um trabalho educativo em postos revendedores de combustíveis. O grupo, formado por fiscais e analistas ambientais, vistoriou 31 estabelecimentos em diversos bairros da cidade com o objetivo de identificar se os postos possuíam as documentações necessárias para o funcionamento. A ação também serviu para orientar os proprietários sobre a resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) que prevê a emissão obrigatória da licença ambiental. Até a próxima terça (20), os estabelecimentos que não tiverem essa certidão poderão ficar impedido de comprar combustíveis.
Nesta tarde, três estabelecimentos foram visitados, sendo dois na BR-101 Norte, em Paratibe; e outro na Av. Nelson Ferreira, em Maranguape I. Todos foram notificados pela equipe da SEMA. A ideia é que os donos possam se apresentar em cinco dias úteis na sede da secretaria, na Rua Djalma Dutra, Nº 65, no Janga, para mostrar todas as documentações que possuem e obter aquelas que não estão em dia. As principais exigências para o funcionamento são: CNPJ, Alvará de funcionamento, Certidão emitida pelo Corpo de Bombeiros, Licença ambiental, entre outras.
Atualmente, a SEMA já possui autonomia para emitir a licença ambiental. Antes esse procedimento só era realizado junto à Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH). O gerente de um dos postos de combustíveis vistoriados, Ednaldo Vieira dos Santos, gostou da novidade. “Agora será ainda mais fácil obter as documentações junto à prefeitura. Tenho certeza que todos saem ganhando com isso”, comemorou.
Durante as inspeções, a equipe aproveitou para fazer um importante levantamento de dados. As informações sobre localização, vizinhança e estrutura dos postos de combustíveis serão inseridas num cadastro da SEMA. O material servirá, entre outras coisas, para que os profissionais analisem os riscos ambientais que o estabelecimento pode provocar e estipular os valores da licença ambiental que será emitida nos próximos anos.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo