PAULISTA > Notícias > Paulista realiza ação educativa em postos de combustíveis

Meio Ambiente | 08/10/2015

Paulista realiza ação educativa em postos de combustíveis

Atentos à resolução da Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) que exige dos proprietários de postos de combustíveis a emissão da licença ambiental até o dia 20 deste mês, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) do Paulista realizaram nesta quinta-feira (08.10) uma ação educativa em estabelecimentos do ramo instalados na cidade. A ideia foi orientar os donos sobre as normas, verificar se eles possuem as documentações necessárias para o funcionamento e coletar informações importantes sobre o posto. A equipe da prefeitura percorreu os bairros de Jardim Velho e Arthur Lundgren I, vistoriando três postos de bandeiras diferentes.

A primeira parada aconteceu na Rua São Pedro, em Jardim Velho. O posto de combustível inspecionado estava sem a licença ambiental, mas havia dado entrada na documentação pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH). Isso significa que o estabelecimento está seguindo as exigências. O chefe de pista do local, Fábio Oliveira, que recebeu a equipe da prefeitura, foi informado de que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente conquistou autonomia para realizar o licenciamento ambiental. Desta forma, a prefeitura ficará responsável por emitir a próxima licença para o posto.

Em Arthur Lundgren I, a equipe da SEMA vistoriou dois estabelecimentos localizados na Avenida Drº José Mariano. Nenhum deles chegou a ser notificados. Toda a documentação apresentada estava em dia com o que prevê a legislação. Independente disso, a vistoria serviu para mostrar aos proprietários que a ideia da prefeitura é estimular a renovação da certidão, facilitando o trâmite e garantindo celeridade ao processo. “Nossa meta é vistoria todos os postos da cidade para que a legislação possa ser obedecida. Os estabelecimentos que não estiverem com a licença ambiental poderão ficar impedidos de abastecer. É isso que determina a ANP”, frisou Fátima do Amaral, diretora de Meio Ambiente do Paulista.

Durante as vistorias, uma série de dados foram coletados pelo grupo. As informações sobre localização, vizinhança e estrutura dos postos de combustíveis serão inseridas num cadastro da SEMA. O material servirá, entre outras coisas, para que os profissionais analisem os riscos ambientais que o estabelecimento pode provocar e estipular os valores da licença ambiental nos próximos anos.

Na próxima terça-feira (13), as vistorias continuam em mais quatro estabelecimentos.