PAULISTA > Notícias > Estudante do Paulista participa da final de concurso de leitura

Educação | 08/10/2015

Estudante do Paulista participa da final de concurso de leitura

A educação do Paulista tem mais um motivo para comemorar. O aluno Wescley Gabriel Valentim (10) participou na tarde desta quinta-feira (08.10) da 5º edição do Concurso de Leitura “Ler Bem”. O estudante da Escola Municipal Marcílio Dias, localizada no bairro de Pau Amarelo, ficou entre os seis finalistas que disputaram as três primeiras colocações da competição.  A final do Concurso aconteceu no Hotel Canariu´s d´Gaibu, Cabo de Santo Agostinho. Este é o terceiro ano que Paulista participa do evento.

Durante a disputa, os alunos leram textos literários e foram avaliados por uma comissão julgadora que atribuiu notas aos candidatos seguindo critérios específicos da comunicação oral. Participaram da competição estudantes de 15 municípios, entre eles: Paulista, Garanhuns, Olinda, Abreu e Lima e Serra Talhada. O aluno da cidade de Sairé foi o vencedor do concurso. Todos os participantes foram premiados com tablets.

Satisfeito, Wescley Valentim, revelou que ficou bastante feliz com a colocação. “Minha maior alegria foi ter conseguido chegar até a final do concurso. Fiquei entre os seis melhores e isso pra mim é motivo de orgulho. Quero poder participar sempre da competição, pois ler é o que eu mais gosto de fazer”, ressaltou.

“Nosso objetivo é que, através deste concurso, as crianças tomem gosto pelo hábito da leitura, pois é através dela que ampliamos o nosso conhecimento. A competição é feita de forma saudável e itinerante contemplando vários municípios, onde a maior parte moram crianças carentes, e isso é o mais importante”, disse o secretário de Educação, Carlos Júnior.

A iniciativa, que foi criada no ano de 2011, pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), visa despertar o prazer de ler entre alunos da rede municipal de ensino, matriculados no 4° ano do Ensino Fundamental. Neste ano de 2015 participaram da competição 77 municípios, totalizando mais de duas mil escolas e cerca de 65 mil alunos.

SOBRE O CONCURSO - O Concurso Ler Bem compreende uma saudável disputa entre os estudantes para ver quem ler melhor textos literários previamente selecionados e sorteados no momento da disputa. A comissão julgadora é formada por educadores e gestores de escolas, que atribuem notas após avaliar o desempenho da leitura feita por cada candidato, seguindo critérios específicos da comunicação oral. A premiação aos alunos inclui tablets, notebooks e participação no Encontro Aspa, evento de confraternização e aprendizado profissional realizado anualmente pela entidade.