PAULISTA > Notícias > Paulista realiza primeira formatura do Programa Mulheres Mil

Qualificação Profissional | 01/10/2015

Paulista realiza primeira formatura do Programa Mulheres Mil

Uma solenidade repleta de simbolismo e emoção aconteceu na tarde desta quarta-feira (01.10), no Clube Municipal do Nobre, em Paulista. Ao som clássico do violino e apresentações de sapateado, cerca de 180 mulheres receberam certificados de conclusão referentes a cursos profissionalizantes disponibilizados pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, em parceria com o CODAI – UFRPE, através do Programa Mulheres Mil.

Ao todo, sete cursos foram oferecidos ao público feminino, entre eles: camareira, cuidador infantil e de idosos, atendente de lanchonete e trabalhador doméstico. As aulas, que duraram três meses, foram ministradas na Escola Municipal José Firmino da Veiga, no Centro; no Cavida, localizado no bairro de Pau Amarelo, e no Centro de Formação Profissional, que fica no Engenho Maranguape. As atividades aconteceram nos turnos da manhã, tarde e noite.

Aos 55 anos, Dona Dulcinéia Gomes que trabalha há mais de 10 anos como cuidadora de idosos, revelou sua emoção em poder receber o certificado. “Eu sempre gostei de cuidar de idosos e amo a minha profissão. Assim que soube do curso me interessei em fazer, pois o meu maior desejo era receber um diploma. Hoje realizei meu sonho e posso continuar no mercado de trabalho de maneira digna”, frisou.

“É uma oportunidade imensa para nós mulheres participarmos destes cursos. Eu fiz o curso de camareira e para mim foi maravilhoso, pois eu sinto que me aperfeiçoei muito e estou ainda mais preparada para o mercado de trabalho”, destacou a dona de casa Wanderléia da Costa (48).

Emocionado, o prefeito Junior Matuto parabenizou todas as alunas contempladas, além de destacar a garra e a força daquelas que conseguiram concluir o curso, mesmo diante as dificuldades. “Eu fiz questão de estar aqui hoje para falar e olhar no olho de todas vocês, que são mulheres guerreiras. Continuem na luta e correndo atrás dos seus sonhos, pois o que vocês estão fazendo aqui hoje vai servir de exemplo não só para seus familiares, como também para toda a sociedade. Nada é mais gratificante do que ouvir histórias de pessoas que pensaram em desistir, mas que persistiram e hoje estão aqui recebendo seus diplomas, devidamente qualificadas”, ressaltou.

A iniciativa faz parte do Projeto Mulheres Mil, criado pelo Governo Federal, com o intuito de garantir a inclusão de mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, residentes nas regiões Nordeste e Norte do país. Em Paulista, cerca de 3.000 mulheres já foram qualificadas através dos cursos oferecidos pela Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude.