PAULISTA > Notícias > Caminhada na orla do Janga celebra Dia Internacional do Idoso no Paulista

Saúde | 01/10/2015

Caminhada na orla do Janga celebra Dia Internacional do Idoso no Paulista

Uma caminhada na orla do Janga e um café da manhã saudável foram as atividades desta quinta-feira para cerca de 600 idosos que participam do Programa Saúde em Movimento, da Secretaria de Saúde do Paulista. A ação foi uma forma de comemorar com muita animação o Dia Internacional do Idoso, celebrado desde 1991 na data de 1º de outubro. A programação contou ainda com atividades físicas e dança na beira-mar que ficou agitada com o espírito jovem dos participantes.

Para o coordenador do Programa Saúde em Movimento, que já conta com 26 polos de atividades físicas, Valdir Santos, comemorar o Dia do Idoso com uma caminhada promove um alerta para a população que, muitas vezes, discrimina aqueles que já estão na terceira idade. “Saindo às ruas nós mudamos olhares, até dos próprios idosos, para o fato de que eles não são impotentes. Mostramos uma forma de empoderamento dessas pessoas que batalharam a vida inteira”, comentou Valdir Santos.

A aposentada Joana Luna, 81 anos, faz parte do polo do Saúde em Movimento do Janga. Ela garante que participar desse grupo tornou seus dias mais animados. “Agente sai de casa, fazer exercícios, dá muita risada e faz amizades. Essas pessoas são como uma extensão da minha família”, celebrou. Já o aposentado Severino Rodrigo, 81 anos, que compõe o grupo de Jardim Paulista Baixo, celebra a oportunidade de ter profissionais qualificados cuidando da sua saúde. “A gente tem que agradecer esse prefeito que, mesmo moço, preocupa-se com os idosos (sic). A prefeitura paga para esses professores cuidarem da saúde do nosso corpo e mente”, comemorou Rodrigo.

O prefeito Junior Matuto prestigiou o evento e se confraternizou com os idosos que participaram da caminhada. Segundo ele, a atenção à pessoa idosa é uma das diretrizes de seu governo e que cuidar da saúde e bem-estar daqueles que estão na terceira idade é um prazer pessoal. “Nosso objetivo é humanizar a relação entre essas pessoas que já fizeram tanto para o município e a sociedade. O que a gente faz com os idosos é um trabalho permanente. A gente não só lembra deles no Dia do Idoso, por isso eles têm tanto carinho por nós. É muito gratificante”, explicou  o chefe do executivo municipal.