PAULISTA > Notícias > Prefeitura lança projeto social de música para formar crianças e adolescentes em vulnerabilidade

Cultura | 01/10/2015

A formação musical e cidadã de crianças e adolescente em vulnerabilidade faz parte das metas do projeto social Tambores do Paulista, lançado nesta quinta-feira (1º.10), em frente à sede da prefeitura, durante solenidade que contou com a presença do prefeito Junior Matuto e 70 meninos e meninas assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Na ocasião, a garotada fez uma apresentação musical. O projeto vai beneficiar 300 pessoas com idades de 07 a 17 anos. A ideia é descobrir talentos, resgatar projetos de vida e oferecer também assistência às famílias dos participantes

O trabalho com a meninada será coordenado pela da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Esportes e Juventude. Nos núcleos de formação musical e cidadã, os participantes terão acesso a conteúdos sobre cidadania, ética, além da história da própria música, com ênfase na percussão. Paralelamente, as crianças e adolescentes terão acesso aos instrumentos como alfaia, abê, caixa, gonguês, entre outros.

O prefeito Junior Matuto destacou que investir na formação de crianças e adolescentes em vulnerabilidade é pensar no futuro. “Um projeto como o Tambores do Paulista não é uma obra de cal e pedra, que muda a cara de um bairro ou de uma via, por exemplo, mas uma semente que plantamos no presente para que o amanhã de cada menino e menina participante seja muito melhor”, frisou o gestor municipal.

O projeto social Tambores do Paulista visa ainda combater a evasão escolar, já que o bom rendimento em sala de aula é um dos principais critérios para fazer parte da iniciativa. O contato com os instrumentos de percussão ocorrerá no contra turno escolar, justamente para evitar a ociosidade da meninada. As aulas vão acontecer nas escolas da rede municipal Paulo Freire, no Janga; Irmã Assunta, em Maria Farinha; e nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) 03 e 05, que ficam, respectivamente, no bairro do Janga e Conceição. A execução do projeto fica a cargo do Instituto Dom Hélder Câmara.