Segurança e Mobilidade | 16/09/2015
Prefeitura busca parceria com comerciantes para garantir mais segurança em Paratibe
Compartilhe esta notícia:
A questão da segurança foi o tema central de uma reunião que ocorreu na noite desta terça-feira (15.09) no bairro de Paratibe, em Paulista. O encontro contou com a presença de representantes da prefeitura e comerciantes da localidade. Na ocasião, os participantes conversaram sobre a instalação de câmeras de videomonitoramento ao longo da Avenida Lindolfo Collor – principal via da comunidade onde funcionam mais de 360 estabelecimentos comerciais. A ideia é implantar o sistema integrado de segurança a fim de livrar o local das manchetes policiais.
Para viabilizar a iniciativa, o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, lançou a ideia de adquirir os equipamentos de videomonitoramento em parceria com os comerciantes e incorporar os novos pontos ao sistema de gestão do Programa Paulista Segurança Conectada, que prevê a instalação de outras 15 câmaras de alta resolução em diversos bairros da cidade. O custo estimado para a instalação do projeto no bairro de Paratibe (compra de 2,5 km cabos de fibra ótica, quatro câmeras, etc) está orçado em R$ 310 mil.
O comerciante Alberto Lucena, conhecido por Betinho, de 57 anos, aproveitou o encontro para chamar a atenção dos colegas do bairro. “A prefeitura está fazendo a parte dela. Temos que fazer a nossa também. Independente de abraçar esse projeto todos nós podemos ajudar o governo municipal mantendo os pagamentos dos nossos impostos em dia. Assim poderemos cobrar mais coisas da prefeitura”, argumentou.
O secretário Manoel Alencar destacou que ao longo dos próximos meses deve manter entendimentos com comerciantes de outros bairros para viabilizar a instalação de câmeras por toda a cidade. “Faremos novas reuniões como esta para sensibilizar os proprietários de estabelecimentos comerciais sobre o tema. A implantação do Programa Paulista Segurança Conectada é uma das principais metas da gestão do prefeito Junior Matuto. Vamos construir uma central de videomonitoramento, integrar ao sistema de câmeras da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e colaborar com o Pacto pela Vida na redução dos índices de CVLI no nosso município”, frisou.
CURIOSIDADE – Dos 362 estabelecimentos comerciais instalados ao longo da Av. Lindolfo Collor, em Paratibe, apenas 70 não possuem débitos com a prefeitura. O levantamento feito pela Secretaria Municipal de Finanças identificou ainda que num contingente aleatório de 27 proprietários de pontos comerciais o saldo devedor deles somados chega a R$ 150 mil. Esse montante equivale à metade da quantia necessária para a instalação das câmeras de monitoramento na principal via do bairro.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo