Carnaval do Paulista 2026 reúne mais de 150 mil pessoas e consolida festa como uma das maiores da história do município

Foram seis dias de frevo no pé, cultura pulsando nos bairros e uma cidade inteira mobilizada para fazer do Carnaval 2026 um marco histórico em Paulista. Do primeiro dia de festa, no dia 13, até o encerramento, no dia 18, milhares de foliões passaram pelos polos oficiais e pelo tradicional Bacalhau na Vara, em uma programação que reuniu dezenas de atrações musicais e contou com uma ampla estrutura de serviços públicos, segurança reforçada e ações de inclusão social.

Durante o festejo, diversas ações foram ofertadas à população por meio da integração de várias secretarias municipais, entre elas Turismo e Cultura, Desenvolvimento Social, Saúde, Administração das Regionais, Obras e Serviços Públicos, Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, garantindo organização, acolhimento e suporte aos foliões.

De acordo com a Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, cerca de 70 mil pessoas passaram pelo Polo Janga nos cinco dias de evento, 20 mil pessoas no primeiro e no último dia, e aproximadamente 10 mil nos demais dias. No local, o trabalho contou com a atuação diária de quase 50 Guardas Municipais e 25 agentes de trânsito, distribuídos em oito pontos de bloqueio.

Segundo relatório da pasta, foram realizadas 220 abordagens e registradas três ocorrências. Na ocasião, foram apreendidas duas armas brancas, 300 mililitros de loló e lança perfume, e 20 gramas de entorpecentes, que foram descartados após a apreensão.

Já no Bacalhau na Vara, em Paratibe, cerca de 80 mil pessoas participaram do evento. O bloco contou com o efetivo de 35 Guardas Municipais e 46 agentes de trânsito, atuando em 15 pontos de bloqueio. Durante a operação, foram realizadas 38 abordagens e registradas cinco ocorrências. Também foram realizadas duas remoções de carros estacionados em local irregular, e, ainda, a retirada de um trio elétrico que estava sem autorização, ambos durante o desfile do bloco.

Na área da Saúde, o posto avançado montado no Polo Janga realizou 12 atendimentos, além de outros três no polo do Bacalhau, em Paratibe. O Programa Municipal de ISTs intensificou as ações de prevenção por meio do CTA Itinerante, com abordagens educativas e distribuição de 21 mil preservativos externos, 2,5 mil preservativos internos e 8 mil sachês de gel lubrificante. Ainda no Polo Janga, equipes do Programa Consultório na Rua também distribuíram 1.152 preservativos de uso externo, 200 preservativos de uso interno e 200 folders.

A Vigilância Sanitária realizou 345 inspeções, sendo 255 no Polo Janga e 90 no Bacalhau. Já o SAMU Paulista registrou 57 atendimentos entre a sexta-feira (13) e a quarta-feira de Cinzas (18).

A limpeza urbana também foi prioridade durante o período momesco. Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, foram recolhidas 1.307 toneladas de lixo domiciliar, 807 toneladas de entulhos e 34 toneladas de materiais provenientes de podações. Ao todo, mais de 2.148 toneladas de resíduos foram retiradas das vias públicas e encaminhadas para o descarte adequado.

A operação contou com o empenho de 152 trabalhadores, entre agentes de coleta, motoristas e equipes de apoio. Além disso, ações de varrição foram realizadas em 29 setores do município, com uma equipe específica de 32 trabalhadores atuando diariamente nos principais pontos de circulação e polos carnavalescos.

Nos seis dias de folia, os blocos receberam apoio institucional da Prefeitura do Paulista, em parceria com o Governo do Estado, fortalecendo as manifestações culturais e descentralizando a programação nos bairros. Ao longo de todo o Carnaval, 56 atrações foram contratadas de forma direta e 250 de maneira indireta, distribuídas entre polos e cortejos carnavalescos.

Nos cortejos, foram 22 contratações diretas e 220 indiretas. Nos polinhos descentralizados nos bairros, foram 10 atrações diretas e 30 indiretas. No Polo Paineiras, foram 24 contratações diretas e 120 indiretas. Já no Polo Afro, foram 10 atrações diretas e 100 indiretas.

No Camarote da Acessibilidade, cerca de 50 pessoas por noite, entre pessoas com deficiência e acompanhantes, passaram pela estrutura montada no Polo Janga e no Bacalhau, em Paratibe. O dia de maior movimentação foi a terça-feira (17), no encerramento do Polo Janga, quando aproximadamente 80 pessoas foram atendidas, segundo dados da Superintendência de Direitos Humanos.

O Espaço de Proteção Infantil, também no Polo Janga, também foi destaque durante a programação. Durante a programação o local recebeu 116 crianças e adolescentes no total. As atividades tiveram início na sexta-feira (13), das 15h às 21h, com atendimento a 15 crianças. Durante todos os dias, foram oferecidos dois lanches e um jantar por noite, além de lanche para os responsáveis ao final das atividades.

No sábado, foram atendidas 32 crianças e adolescentes; no domingo, 16; na segunda-feira, 26; e, na terça-feira, 27, encerrando as atividades. As equipes de Abordagem Social realizaram busca ativa diária e identificaram casos de violação de direitos e situações de vulnerabilidade social, que serão encaminhados à rede municipal de proteção, incluindo Conselho Tutelar, CRAS e CREAS.

O espaço contou com brinquedos como touro mecânico, piscina de bolas, pula-pula, tobogã e videogame, além de distribuição de pipoca e algodão doce. Também foram realizadas atividades de desenho e pintura, sessões de cinema, apresentações com personagens infantis, teatro, mágico e espetáculos musicais ao fim de cada noite.

Ao final da programação, a Prefeitura do Paulista destacou que o sucesso do Carnaval 2026 foi resultado do planejamento antecipado, da atuação integrada entre as secretarias municipais e das parcerias firmadas com o Governo do Estado e demais órgãos envolvidos. A gestão municipal reforçou o compromisso com a valorização da cultura local, a geração de oportunidades para artistas e trabalhadores da cidade, além da garantia de serviços públicos eficientes, promovendo uma festa organizada, inclusiva e segura para moradores e visitantes.

Fotos: Flávio Alves, Fabiano Alves, Chico Peixoto, João Gonçalves e Juan Marvin / SEI

Categorias

Compartilhe:

Paulista abre inscrições para curso de Libras (Educalibras) 2026.1 com aula inaugural em março

Carnaval do Paulista 2026 reúne mais de 150 mil pessoas e consolida festa como uma das maiores da história do município

Prefeitura do Paulista recebe da Receita Federal do Brasil aparelhos eletrônicos para reforçar ações ambientais

Paulista implanta uso de câmeras corporais na fiscalização de trânsito

Paulista identifica novo ninho de tartaruga marinha em Maria Farinha e nascimento de 57 filhotes em Enseadinha

Bacalhau na Vara de Paratibe encerra Carnaval e arrasta multidão em Paulista

Polo Janga encerra programação com multidão e clima de dever cumprido em Paulista

Paulista promove Polo Afro e blocos de Carnaval que movimentam o município nesta terça-feira (17)

Blocos fortalecem tradição carnavalesca com apoio da Prefeitura de Paulista