Encantaria dos Sabores Afroindígenas: Terreiro de Axé Talabi celebra a Mesa Sagrada da Jurema em festival gastronômico, em Paulista

Entre aromas, sabores e cantos sagrados, o Terreiro de Axé Talabi, patrimônio vivo de Pernambuco, foi palco do Festival Gastronômico “Encantaria dos Sabores Afroindígenas: Mesa Sagrada da Jurema”. O evento, realizado neste sábado (20), destacou o protagonismo feminino na tradição da Jurema e reuniu a comunidade, mestres e mestras para celebrar a ancestralidade por meio da comida. Com entrada gratuita, a iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Paulista.

Em meio às oferendas e partilhas, quem conduziu parte da vivência foi Rosemary de Sousa, conhecida como Yabassé, responsável pelas comidas sagradas. Ela ressaltou a importância dos alimentos, que “não são apenas rituais, são pontes vivas entre os mundos. O beiju, o peixe, o inhame, o coco, o azeite e as frutas não apenas alimentam os corpos, mas também os espíritos”, explicou.

Outro destaque da mesa foram as frutas, que representam os caboclos, os mestres e os malunguinhos: “Os malungos também são oferecidos com as frutas: banana, goiaba, manga, melancia, abacaxi… qualquer fruta. Onde é feita a salada de frutas e os doces que são oferecidos aos caboclos”, ressaltou Yabassé.

De acordo com Pai Júnior, o festival teve também um caráter formativo, reforçando a força das mulheres dentro da tradição da Jurema. “Ontem, tivemos um momento marcante, em que as juremeiras antigas se juntaram para refletir sobre a importância do papel da mulher dentro da tradição. Hoje, seguimos celebrando o alimento sagrado, que é o elo entre o sagrado e o povo. O mesmo peixe que oferecemos aos encantados também partilhamos com a comunidade. É um processo ritual, mas também de segurança alimentar. Isso reafirma a força das mulheres como guardiãs da vida e da ancestralidade”, afirmou.

O festival reforçou a importância da diversidade dentro das tradições, valorizando o modo como diferentes casas preparam e consagram seus alimentos, com destaque para a centralidade da mulher na preservação dos saberes da Jurema.

 

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude