Ir para o conteúdo

Paulista inicia articulação para criação de comitê de políticas públicas para pessoas em situação de rua

A construção de políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua começou a ganhar novos encaminhamentos no Paulista. Nesta quarta-feira (14), representantes da Prefeitura e da sociedade civil participaram de uma reunião no auditório do Centro Administrativo para discutir a formação de um comitê intersetorial destinado a debater e propor medidas para esse segmento da população.

A reunião foi conduzida pelo superintendente de Proteção Social Especial, Pablo César, e contou com a participação de representantes das secretarias de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, Saúde, além da Guarda Civil Municipal e de outros setores da administração pública. Integrantes da sociedade civil também participaram da discussão. O encontro marcou o primeiro contato entre os participantes convidados e serviu para alinhar a proposta de funcionamento do grupo. O comitê ainda não foi formalmente instituído.

Segundo Pablo César, a proposta é promover reuniões mensais para analisar a realidade da população em situação de rua, identificar demandas e elaborar encaminhamentos de forma integrada. “É importante avançar nessa política, trazer outras secretarias para a discussão e também a sociedade civil. A partir daí, podemos construir planejamentos, políticas públicas, projetos e fluxos para avançar no atendimento à população em situação de rua”, explicou.

Atualmente, o município oferece atendimento por meio de serviços como a Abordagem Social, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Dona Aderita (Centro POP). Na área da saúde, o trabalho conta com o apoio do Consultório na Rua, dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos serviços de saúde mental.

A criação do comitê pretende ampliar a integração entre esses equipamentos e incorporar outras áreas à discussão, como habitação, empregabilidade e geração de renda. A proposta é contribuir para a elaboração de projetos, protocolos e diretrizes que fortaleçam a rede de atendimento e ampliem as possibilidades de assistência a esse público.

Outro objetivo é garantir continuidade às ações, independentemente das mudanças de gestão municipal. Para isso, os participantes pretendem discutir a possibilidade de formalizar a política por meio de um projeto de lei, estabelecendo diretrizes para o município.

A iniciativa prevê uma composição paritária entre representantes do poder público e da sociedade civil, com espaço para a participação de pessoas interessadas no tema. A partir da formalização do comitê, também poderão ser criados grupos de trabalho para aprofundar as discussões e desenvolver propostas específicas.

Durante a reunião, ficou definido que os próximos encontros serão realizados na segunda quarta-feira de cada mês, às 9h, no auditório da Secretaria de Saúde. A participação será aberta ao público interessado.

Fotos: Wagner Santos / SDSDDHJ

Categorias

Compartilhe:

Paulista inicia aplicação do SAEPE e mobiliza 5,8 mil estudantes da rede municipal

Projeto Onírà abre programação do Mês da Consciência Negra no Paulista com oferta de serviços à população

Paulista realiza audiência pública nesta quarta-feira para instituir comissões eleitorais dos Conselhos de Direitos Humanos e LGBTQIAPN+

Paulista tem 847 carteiras de identidade aguardando retirada

Cerca de mil fiéis participam de missa campal no Cemitério Campo Santo São José, em Paulista

Paulista inicia aulas práticas do curso de formação da Guarda Civil Municipal

Há 25 anos, Paulista recebia os restos mortais do padre João Ribeiro, herói da Revolução de 1817

Comunicado Oficial

SEEPA promove formação imersiva no Recife Antigo para valorizar educadores