Defesa Civil intensifica vistorias no bairro da Mirueira e anuncia obra de contenção na localidade

A equipe da Defesa Civil do Paulista esteve nas Ruas Professor Antônio Teodósio Filho, conhecida como Rua Projetada, e na Dr. Jorge Gomes de Sá, ambas no bairro de Mirueira, nesta sexta-feira (13), realizando vistorias técnicas e orientando moradores diante da proximidade da quadra chuvosa. A ação faz parte do monitoramento permanente das áreas de morro do município, com foco na prevenção de riscos e na proteção da população.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do Paulista, Emerson Suame, o trabalho vem sendo reforçado em todos os bairros da cidade. “Estamos com a equipe fazendo vistorias em áreas de morro, em todos os bairros do município, acompanhando a população. Estamos entrando na quadra invernosa de chuva e seguimos em luta com essa questão, colocando lona nas barreiras, realizando inspeções e alertando os moradores sobre os riscos desse período”, destacou.

Para a Rua Professor Antônio Teodósio Filho, está prevista uma intervenção estruturadora. De forma emergencial, será aplicada biomanta em parte da encosta. De acordo com Emerson, o material ajuda a suportar a ação das chuvas e também contribui para reduzir a retenção de calor. “Se concretar tudo, a temperatura aumenta. Há essa preocupação ambiental e com o conforto da população”, explicou.

Já na fase definitiva da obra, será implantada uma cortina atirantada, tecnologia de engenharia utilizada para contenção de encostas e estabilização de barreiras. O secretário de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil do Paulista, Ricardo Medeiros, anunciou que a intervenção deverá começar, possivelmente, em abril, fruto de uma articulação entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

“Desde janeiro do ano passado, quando estivemos aqui, explicamos à população que o nosso interesse é plástico zero. Em conjunto com o Estado, vamos executar a contenção nessa barreira e resolver de forma definitiva o problema da Rua Projetada”, afirmou o secretário.

Além de Mirueira, outras localidades também estão no cronograma de intervenções. Áreas como Vila Torres Galvão e Arthur Lundgren II vêm recebendo atenção especial por concentrarem pontos de barreira. Ao todo, serão três intervenções estruturais: em duas encostas em Arthur Lundgren II e uma em Mirueira, beneficiando aproximadamente 200 famílias.

O coordenador Emerson Suame ressaltou ainda que o trabalho da Defesa Civil vai além da colocação de lonas e dos estudos de contenção. A equipe realiza vistorias em encostas e também em edificações, incluindo prédios-caixão e imóveis residenciais. Em casos de incêndio, por exemplo, é feita inspeção posterior para avaliar as condições estruturais do imóvel.

A Prefeitura do Paulista reforça que o monitoramento das áreas de risco será intensificado durante todo o período chuvoso, garantindo acompanhamento técnico contínuo e ações preventivas para reduzir impactos e proteger vidas. Em situações de risco, a orientação é que a população acione imediatamente a Defesa Civil do município.

Fotos: João Gonçalves / SEI

Categorias

Compartilhe:

Justiça Federal suspende restrição no CAUC e assegura regularidade fiscal do Município do Paulista

Abertura do Carnaval de Paulista 2026 lota a Orla do Janga

Bloco Vó Raimunda transforma o Janga em palco de acolhimento e alegria

Procon Paulista realiza, na orla do Janga, ações educativas de fiscalização para o Carnaval

Carnaval de Paulista começa com cortejo multicultural e celebração da cultura popular

Defesa Civil intensifica vistorias no bairro da Mirueira e anuncia obra de contenção na localidade

Paulista receberá resultados do mapeamento de áreas de risco e plano de intervenções

Encontro reforça prioridades pedagógicas da rede municipal de ensino do Paulista

Paulista firma convênio e garante circulação integrada de táxis no Carnaval 2026