A 11ª edição do Baile da Pessoa Idosa do Paulista foi marcada por fantasias carnavalescas, adereços, passos de frevo, muita música e um grande clima de confraternização, além de homenagens ao Bloco Lírico Sempre Feliz, de Paratibe, que completa 25 anos de folia e o Bloco das Poderosas do Janga, que chega aos seus 15 anos com muita vitalidade e frevo no pé.
O evento visa promover a participação do público da terceira idade em atividades coletivas, estimular a autonomia e o fortalecimento de vínculos em um espaço de bem estar e segurança. Realizado na tarde da quinta-feira(12), no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, também conhecido como Clube Municipal do Nobre, a iniciativa é fruto de uma ação integrada entre o Conselho Municipal da Pessoa Idosa do Paulista (COMIP) com as Secretarias de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude; Saúde; Turismo e Cultura; Educação bem como a de Mobilidade e Segurança Cidadã.
O superintendente de Direitos Humanos, Kléber Pyrrho, destaca a relevância da ação que integra um conjunto de iniciativas voltadas para a autonomia da pessoa idosa, desde os programas Academia da Cidade e Saúde em Movimento, aos desenvolvidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. “A gestão é sempre muito atenta à promoção do Baile da Pessoa Idosa que é um espaço que traz o empoderamento no envelhecimento com participação ativa. E aqui temos atrações culturais, de lazer, dança, diversão e muita interatividade com uma importante participação de diferentes grupos oriundos dos seis CRAS do município, além do público do Saúde em Movimento, com seus mais de 20 polos ”, ressalta.
A secretária de Desenvolvimento Social, Amanda Ramos, reitera o caráter integrativo da iniciativa e o bom resultado da festa. “Estamos sempre atentos para reforçar as ações voltadas para este importante público da terceira idade. Me sinto muito honrada e feliz em podermos ver que o resultado desse trabalho está sendo toda essa alegria, juntamente com a promoção de bem estar, pois os grupos de idosos têm muita vitalidade, participam de várias ações integradas e nos transmitem uma energia muita boa, isso é muito importante para a saúde tanto física como mental, salienta.
A participante do Saúde em Movimento do polo Aurora, Antonieta Souza Leal, de 79 anos, elogiou a iniciativa. “Faço parte do CRAS II e adoro participar de todos os eventos com os professores do polo e demais colegas. Venho todo ano e acho muito bom, pois distrai, destrava o corpo e a gente volta ao nosso normal, fica sem estresse”, celebra.
Homenagens
No encerramento da festividade, os secretários municipais José Ronaldo, de Turismo e Cultura, Sônia Arruda, da Saúde, e Amanda Ramos, de Desenvolvimento Social, que representou o prefeito Severino Ramos, homenagearam o Bloco Lírico Sempre Feliz e Poderosas do Janga com certificado, um simbólico girassol, além de bonecos artesanais representando um caboclo de lança e uma passista de frevo, respectivamente. O artefato foi confeccionado pela artista plástica Micheline Pereira Sales, da Feirinha Sol e Mar Orla Janga, feira de artesãos e empreendedores localizada na orla.
O evento, que contou com a Companhia de Dança Brincarteando, a orquestra de Frevo de Mestre Célio e a banda de Will Nuance, disponibilizou atendimento médico de urgência com serviço de ambulância, ônibus para locomoção dos foliões além de equipes da Guarda Civil Municipal para ordenamento do trânsito.
Fotos: Fabiano Alves





















