Ir para o conteúdo

Jogos Municipais da Pessoa Idosa têm abertura marcada por apresentações culturais e integração no Paulista

A Prefeitura do Paulista realizou, na tarde desta quinta-feira (15), a abertura dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa, no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, no bairro do Nobre. O evento reuniu pessoas idosas atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, em uma programação marcada por apresentações culturais, celebração e incentivo à convivência.

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, por meio da Proteção Social Básica e da Coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A programação de abertura contou com apresentações culturais dos grupos dos CRAS I, II, III, IV, V e VI, além dos grupos de pessoas idosas Sempre Feliz e Luz Divina. Outro momento simbólico foi a chegada de uma tocha olímpica, representando o início das atividades e o espírito de participação e união entre os atletas.

A secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, Jeieli Santos, destacou a importância do encontro para o fortalecimento dos vínculos e o reconhecimento da pessoa idosa no município.

“É um momento de alegria, de celebração, de fortalecimento de vínculos, onde a gente vai ter aqui a representação de todos os idosos do nosso município, representado aqui por cada CRAS. E é com grande satisfação que hoje podemos dizer que a pessoa idosa no nosso município é reconhecida”, afirmou.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Clodoaldo Luna, também ressaltou a importância da realização dos jogos no município. Segundo ele, a iniciativa representa um novo passo para ampliar a participação das pessoas idosas em atividades esportivas e de convivência.

“Há 19 anos que faço parte do conselho, desde a inauguração do primeiro conselho aqui da pessoa idosa. E agradecer à Prefeitura, à gestão, que está realizando pela primeira vez os jogos internos aqui do município. Sempre participou dos jogos estaduais e agora estamos criando nossos jogos”, declarou.

Clodoaldo também manifestou o desejo de que a iniciativa tenha continuidade nos próximos anos. “Que seja uma pedra fundamental para vários e vários jogos por aí”, acrescentou, antes de desejar boas competições aos participantes.

Já o secretário executivo de Desenvolvimento Social, Danilo Santana, incentivou os atletas a aproveitarem a programação, destacando que a participação e a alegria são tão importantes quanto os resultados das disputas.

“Quero desejar a todos vocês que vão participar dos jogos boa prova, boa competição. Vamos sair daqui mais revigorados do que chegamos, mais fortalecidos do que chegamos. Porque cada prova, cada competição, cada atividade, existe uma vitória maior, e sabe qual é a vitória maior? A alegria!”, afirmou.

Danilo também ressaltou o papel das atividades de convivência na promoção do bem-estar da população idosa. “Então, divirtam-se, façam uma boa competição. Eu tenho certeza de que, quando terminar amanhã, todo mundo vai sair vitorioso, mais feliz, mais alegre”, disse.

As atividades dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa continuam nesta sexta-feira (16), a partir das 8h, com aulas de dança e treinamento funcional. Ao longo do dia, serão realizadas competições entre os CRAS, com modalidades como dominó, vôlei e futsal, entre outras.

A programação será retomada das 14h às 17h, com atividades de integração e encerramento, incluindo a entrega de medalhas aos participantes.

Os jogos buscam incentivar o envelhecimento ativo e saudável, ampliar os espaços de socialização e valorizar o protagonismo das pessoas idosas, por meio do esporte, da cultura e da convivência comunitária.

Fotos: João Gonçalves/ SEI

Categorias

Compartilhe:

Jogos Municipais da Pessoa Idosa têm abertura marcada por apresentações culturais e integração no Paulista

Prefeitura do Paulista inicia nova etapa de pavimentação e leva melhorias à Avenida Benjamin, em Fragoso 

Prefeitura do Paulista avança com obras de drenagem na Rua Peru, no Engenho Maranguape

Paulista recebe doação de fotografias históricas que retratam a memória do município

Prefeitura do Paulista e Governo do Estado concluem 100% da terraplanagem na Estrada do Catolé

Paulista em parceria com DPCA promove palestra sobre bullying e cyberbullying para alunos de escola municipal no Janga

Paulista inicia articulação para criação de comitê de políticas públicas para pessoas em situação de rua

Prefeitura do Paulista e Governo do Estado realizam visita técnica em obras na Jaguarana, Pau Amarelo e Fragoso

Paulista realiza pré-campanha de vacinação antirrábica em dois pontos neste sábado (17)