PAULISTA > Notícias > Paulista recebe mais uma ambulância para fortalecer o sistema de transporte do SAMU no combate ao Coronavírus

Saúde | 03/04/2020

A Prefeitura do Paulista recebeu mais uma ambulância para fortalecer o sistema de transporte na rede municipal de Saúde, contribuição importante no Plano de Contingencia ao avanço do Coronavirus. A ambulância que vem compor a frota do Samu na cidade é uma unidade móvel básica, mas será adaptada, recebendo equipamentos para se transformar em um suporte avançado, com cardioversor e ventilador pulmonar.

A secretaria de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, adianta que este veículo vai ser importante neste momento em que Paulista registra a confirmação de três casos positivos para o Coronavírus. “A gente já vinha se preparando para este momento de confirmação de casos aqui em Paulista. Então, recebemos hoje este suporte para o transporte de pacientes através do SAMU, mas também estamos locado outros veículos que devem chegar nos próximos dias para atender tanto usuários como profissionais de saúde daqui de Paulista”, adiantou Fabiana, explicando ainda que o fluxo de transportes dentro do cenário do COVID19 é a saúde municipal acionar o SAMU, para transportar o paciente. Então, quanto mais ambulância tiver no município, mais rápido o paciente dá entrada em uma estrutura especializada.

Para o prefeito Junior Matuto, este momento é de muita complexidade e de ações rápidas. “Nós retardamos ao máximo a chegada do Coronavírus na cidade. Diante de tantas medidas que estamos tomando para evitar a circulação do vírus em Paulista, chega mais um reforço importante, que é a entrega desta unidade móvel do SAMU. Quero agradecer ao Ministério da Saúde, em nos ajudar a cuidar da população”, finalizou Junior Matuto.