Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > No Paulista, adolescentes participam de palestra promovidas por policiais do DPCA

Educação | 08/08/2019

No Paulista, adolescentes participam de palestra promovidas por policiais do DPCA

Compartilhe esta notícia:

Cerca de 60 adolescentes com idade entre 12 e 14 anos participaram, na tarde desta quinta-feira (08.08), da palestra do Programa Prevenção Legal, no auditório da Escola Municipal Gov. Carlos Wilson Campos, no Janga. A iniciativa faz parte de uma parceria envolvendo a Secretaria de Educação do Paulista e o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA).

Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre temas como, direitos e deveres da criança e do adolescente; uso de drogas ilícitas e implicações ilegais; atos infracionais, etc. A palestra foi ministrada por dois Policiais Civis, Carolina Garcia e Bruno Angeiras. Durante a atividade também houve sorteio de brindes que estimularam o aprendizado e a boa conduta dos jovens na sociedade.

Também participando da palestra estavam a comissão do Programa de Cultura e Paz (PROPAZ) da Secretaria de Educação, composto por alunos adolescentes da própria escola, que auxiliam os professores e gestores no enfretamento da violência escolar e mediando os conflitos entre eles.

A palestrante, Carolina Garcia, alertou os jovens sobre os perigos que estão submetidos ao infringirem a lei, além dos direitos que a eles são disponibilizados. “É interessante que eles aprendam os próprios direitos da maneira correta, pois, muitos deles acham que têm direitos, mas não sabem exatamente como é nem como funcionam, até chegam a confundir o que é direito e o que é dever. E é importante que eles saibam também sobre os próprios deveres, quais as punições que os adolescentes recebem ao descumprirem alguns destes deveres, as medidas socioeducativas, e que eles entendam que adolescente não pode tudo, que por serem menor de idade não irão presos etc. Agora eles sabem que podem ser punidos, mesmo não pagando pena como um adulto, porém, recebem uma medida pela conduta errada que teve”, ressaltou. 

Luclecyo Itamar, aluno e integrante da comissão do PROPAZ da Escola Gov. Carlos Wilson Campos, declarou a importância da palestra para eles. “Nossa comissão acompanha de perto assuntos voltados aos nossos direitos e deveres, ao bullying, a atos infracionais, entre outros, e esta palestra nos ajuda muito, pois, estamos sujeitos a passar por tudo que foi citado aqui, mas, com essas orientações já sabemos basicamente do que pode nos acontecer e a como pedir ajuda”, afirmou.

“É um prazer receber a equipe do DPCA aqui na escola, achei ótimo este encontro, sabendo que, é fundamental que os jovens tenham esse conhecimento nessa faixa de idade. Vi que eles ficaram bastante empolgados com o assunto, e sei que estes temas abordados vão se estender para as outras turmas e isso é muito importante para nós como responsáveis escolares”, concluiu Ivone Almeida, membro da equipe apoio pedagógico da Escola Gov. Carlos Wilson Campos.


Imagens:

Compartilhe: