Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > No Paulista, Vigilância Ambiental dá dicas de como agir em caso de presença de escorpião

Saúde | 08/08/2019

No Paulista, Vigilância Ambiental dá dicas de como agir em caso de presença de escorpião

Compartilhe esta notícia:

Mesmo nos meses chuvosos, é preciso continuar tomando cuidado com o temido escorpião, tipo de espécie que se adaptou muito bem ao ambiente urbano.  Ativo à noite e entocado durante o dia, ele esconde-se em locais escuros e úmidos como frestas de muros, restos de construção e vegetação alta. 


“Com as chuvas, os escorpiões ficam sem abrigo, pois eles são invadidos pela água, nisso, esse   animal peçonhento sai à procura de proteção. Portanto, a população pode fazer a sua parte para reduzir a proliferação dos escorpiões, mantendo a casa e os arredores sempre limpos. Caso a pessoa seja picada, a primeira coisa a fazer, é procurar uma unidade mais próxima de saúde do município”, comentou o superintendente de Vigilância Sanitária em saúde do município, Fabio Diogo.


Vale lembrar que a picada pode ser confundida com a de uma vespa e abelha, pois, a região fica inchada e avermelhada. A gravidade do envenenamento depende da espécie e da dose liberada no organismo. Sintomas como náusea, vômito, suor excessivo, agitação, tremores, salivação e aumento dos batimentos cardíacos indicam o agravamento do quadro, e podem surgir entre 6 e 12 horas depois da picada.   


A Vigilância em Saúde do Paulista informa que a população pode denunciar o aparecimento destes animais peçonhentos através da Ouvidoria, ligando 3437.2329 ou 99528.7296, de segunda a sexta, 07h30 às 17h, ou ainda baixando no celular o aplicativo de Paulista Conectada.


Confira algumas dicas para evitar o aparecimento e picada de escorpião



Sacuda roupas, sapatos e toalhas de banho antes de usá-lo.

Verifique colchões e roupas de cama antes de deitar, afastando sempre as camas da parede.

Evite acumular lixo e entulho perto de casa, sempre tapando as frestas e buracos das         parede.

Quando for depositar o lixo domiciliar use sacos plásticos ou em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos que esse tipo de espécie se alimenta.

É necessário eliminar a água parada, pois os escorpiões gostam de umidade.

 

 


Imagens:

Compartilhe: