PAULISTA > Notícias > Paulista realiza evento cultural para discutir aplicação da cultura Afro nas escolas do município

Direitos e Saúde da Mulher | 07/11/2014

Com o objetivo de discutir a presença dos traços culturais africanos na literatura brasileira e como a questão vem sendo aplicada nas atividades escolares da rede municipal, a Secretaria de Educação do Paulista realizou na tarde desta sexta-feira (07.11), no auditório do Senac, em Jardim Paulista baixo, o VI Seminário de Cultura e Consciência. O evento, que é o último realizado este ano pela Equipe Técnica de Apoio Pedagógico (ETAPE), reuniu cerca de 200 profissionais da educação. Entre eles, professores, gestores e coordenadores.

A partir desta segunda-feira (10.11), o tema será incluído nas disciplinas de história, geografia, português e artes, em 64 escolas do município. De acordo com a secretária executiva de Educação, Jaqueline Moreira, a implantação oficial da cultura africana na grade escolar é uma grande conquista e vai servir para que vários mitos sejam quebrados. “Vamos repassar a história da cultura Afro Brasileira de uma maneira diferente para os nossos alunos. A história de um povo guerreiro, forte, que tem grande importância na nossa cultura e literatura. Precisamos formar cidadãos que não discriminem nenhum tipo de ser humano, sendo ele negro, branco ou idoso. O papel da escola é fundamental nessa formação e Paulista com certeza está fazendo a diferença nesse sentido”, finalizou.

Durante o evento, o grupo afro Ara Odé fez uma apresentação e contagiou o público presente cantando músicas de origem africana. Também estiveram presentes a integrante do Movimento Negro, Vera Baroni, e o professor de Linguística da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Tiago Trindade. A ação tem o intuito de fortalecer e ampliar a introdução de trabalhos pedagógicos capazes de quebrar preconceitos raciais dentro da sala de aula.  A iniciativa faz parte do conjunto de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra que acontece no dia 20 desse mês de novembro.