PAULISTA > Notícias > Catadores de materiais recicláveis do Paulista recebem curso que incentiva a autonomia financeira

Meio Ambiente | 16/04/2019

A Prefeitura do Paulista em parceria com a empresa Recitech Tecnologia em Reciclagem e o governo do estado de Pernambuco realizaram na tarde desta terça-feira (16.04) a abertura do curso de capacitação para os catadores de materiais recicláveis que atuam na cidade. As aulas vão acontecer durante 16 dias, nas terças, quartas e quintas–feiras, sempre no horário da tarde, no auditório da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Esportes, localizada na Avenida Brasil, em Maranguape I. O curso busca incentivar os trabalhadores a participarem de cooperativas existentes, ou até mesmo formarem a própria cooperativa de resíduos sólidos recicláveis.

Com o apoio da Secretaria de Trabalho e Emprego do Estado, a ação contou com a presença de cerca de 20 catadores que se mostraram bem atentos e dispostos a aprenderem mais sobre a sua função e a importância deste tipo de trabalho. Na ocasião, eles também ganharam uma mochila com apostilas de treinamento. Ao término do curso serão disponibilizados aos que foram cadastrados, 2 kits de equipamentos de proteção individual (EPI) e 2 conjuntos de fardamentos completos.

A Catadora de material reciclável, Elisiana Lima, ressaltou a alegria em participar de uma aula como essa. “Trabalhamos por conta própria, e com esse curso, espero que sejam melhorados os recursos da nossa função, pois, antes não tínhamos muito apoio. Acreditamos que agora ficará mais fácil seguirmos com nossa função e consequentemente ajudarmos mais na produtividade”, disse.

As inscrições são realizadas durante o curso e os catadores serão cadastrados para que o município tenha acesso à quantidade de pessoas que trabalham com materiais recicláveis na região.