PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista apoia o Outubro Rosa

Esportes | 10/10/2014

Prefeitura do Paulista apoia o Outubro Rosa

A Prefeitura do Paulista se veste de cor de rosa em apoio ao movimento Outubro Rosa, que faz alusão ao combate do câncer de mama, segundo tipo mais frequente no mundo. A doença é a mais comum entre as mulheres, mas também acontece entre os homens. No Brasil, as taxas de mortalidade por Câncer de Mama continuam elevadas, geralmente, porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados – esta é doença que mais causa morte entre as mulheres brasileiras. De acordo com o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente este ano, mais de 57 mil pessoas foram diagnosticadas com o mal. Desse total, 13.345 morreram. Se descoberto cedo, o Câncer de Mama tem até 95% de cura. Para isso, as autoridades médicas aconselham que as mulheres com idade a partir dos 35 anos realizem o autoexame nas mamas. Os sintomas são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como um aspecto semelhante a um casca de laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. Para as mulheres com mais de 40 anos, os médicos indicam que é necessário se submeter ao exame de mamografia computadorizada.