PAULISTA > Notícias > Terceira idade do Paulista comemora Dia do Idoso com animação e alegria no Ecoparque das Paineiras

Saúde | 27/09/2018

A Prefeitura do Paulista antecipou a comemoração do Dia do Idoso, celebrado nacionalmente no dia 1º de outubro, e realizou uma grande festa na manhã desta quinta-feira (27.09), no Ecoparque das Paineiras, no Centro da cidade.

Uma programação repleta de atividades como testes e exames médicos, dicas de alimentação, exercícios físicos, cuidados com visual, além de apresentações culturais e show com o cantor Augusto César foi oferecido aos grupos de idosos do Programa Saúde em Movimento.

O pessoal da terceira idade teve acesso a serviços de mamografia, aferição de pressão arterial, teste de glicose, teste rápido de HIV e Sífilis, prevenção bucal, SPA das mãos e dos pés, limpeza de pele, corte de cabelos e cadastramento no estacionamento para idoso.

A aposentada Maria Clara de Barros, 79 anos, frequentadora do polo do Saúde em Movimento de Maranguape I, disse que se sentia alegre e valorizada com as homenagens ao Dia do Idoso. “É um dia de felicidade. Um dia que estamos vivendo mais. Estamos ganhando até para os jovens. Eu mesma faço tudo quanto é tipo de esportes. Faço caminhada, faço ginástica. Estou sempre aferindo a pressão. A saúde está bem graças a Deus. Não sou hipertensa, não tenho diabetes, para mim é grande vantagem”, enfatizou.

De acordo com a cardiologista Sandra Serpa, que atua no programa, a aposentada Maria Clara de Barros é um exemplo a ser seguido por todo mundo porque a atividade física é importante para as pessoas de qualquer idade. “A atividade física é importante porque além de prevenir as doenças, você controla hipertensão, diabetes, osteoporose, depressão e melhora a capacidade cardiorrespiratória. Acaba com sedentarismo. É bom para todo mundo e não só para o idoso. Mas principalmente para idoso porque é uma geração que tem mais doença”, enfatizou.

A Secretária de Saúde, Fabiana Bernart, que participou ativamente da festa, comentou a relevância dos programas sociais para garantir uma saúde qualificada aos idosos. “O nosso objetivo é trazer o idoso para interação social, para rir, para se divertir e o mais importante cuidando da saúde”, disse.

Presente ao evento, o prefeito Junior Matuto ressaltou a importância das políticas públicas voltadas para a terceira idade. “O dia de hoje é um dia muito importante porque partindo dos programas de inclusão da prefeitura e as secretarias integradas como Saúde e Políticas Sociais, através do Saúde em Movimento para as pessoas que fizeram tanto na vida de outras e que na maioria das vezes não são reconhecidos depois de uma certa idade”, destacou.

A iniciativa coordenada pela Secretaria de Saúde e teve apoio da Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O Programa Saúde em Movimento oferece exercícios supervisionados, atendimento médico e interação social aos mais de três mil idosos da cidade. Atualmente, o município conta com 28 polos espalhados pelos bairros.