PAULISTA > Notícias > No Paulista, programa “Crack, é Possível Vencer” segue obtendo êxito no enfrentamento às drogas

Segurança e Mobilidade | 29/08/2018

No dia 10 de agosto de 2015, a Prefeitura do Paulista, em parceria com o Ministério da Justiça, lançou no município o programa “Crack, é Possível Vencer”. A iniciativa conta com rondas ostensivas realizadas por guardas municipais e policiais do 17° Batalhão da Polícia Militar, na tentativa de prevenir o uso de entorpecentes e promover a assistência necessária ao usuário do crack.

Após três anos desde a sua criação, o programa tem ganhado cada vez mais força no enfrentamento às drogas. Com várias ações voltadas aos cuidados com os dependentes químicos, os agentes já encaminharam diversos usuários a internamentos e acompanhamentos clínicos. A iniciativa também se preocupa com as pessoas que apresentam problemas de saúde decorrentes do uso das drogas.

O “Crack, é Possível Vencer” conta com um efetivo de 50 Guardas Civis Municipais. Todos eles passaram por um curso de nivelamento focado no combate e prevenção ao uso de drogas. A equipe ainda tem uma base móvel de monitoramento, que serve para agilizar o envio de viaturas aos locais onde existam atividades suspeitas.

Esse trabalho tem apresentado melhorias na segurança pública, principalmente, nos bairros de Jardim Maranguape, Maranguape I, Maranguape II e Jardim Paulista Baixo. Além do combate ao tráfico e consumo de drogas, o programa “Crack, é Possível Vencer” tem ajudado na redução do índice de homicídios. Logo nos primeiros meses da sua implantação, a Prefeitura e a Polícia Militar conseguiram reduzir em 100% o número de assassinatos em alguns bairros.

O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, se mostrou satisfeito com o programa e frisou que a população também pode ajudar a construir uma cidade mais segura. “Criamos um aplicativo de celular no ano passado chamado ‘Paulista Conectada’. Ele serve para a população relatar casos de roubo; furto; tráfico e consumo de drogas; além de outras situações que envolvam a segurança pública”, salientou Alencar.

O interessado em baixar essa ferramenta digital para contribuir com os programas de segurança desenvolvidos pela gestão deve fazer a procura por ela na loja virtual do celular. O download é totalmente gratuito.