PAULISTA > Notícias > Conheça alguns benefícios oferecidos para os deficientes

Políticas Sociais | 28/08/2018

Conheça alguns benefícios oferecidos para os deficientes

As pessoas com deficiência possuem vários benefícios que podem facilitar a vida delas, mas muitas vezes falta o conhecimento do assunto. Esses auxílios são desde mobilidade até a garantia de um salário mínimo mensal para custear necessidades básicas, e podem ser solicitados de forma rápida em algumas secretarias da Prefeitura do Paulista.

O Estacionamento Especial para Pessoas com Deficiência é uma autorização especial para que veículos devidamente identificados estacionem nas vias públicas e Zona Azul de forma gratuita. A solicitação deve ser feita pessoalmente na Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, localizada na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, nº 222 em Maranguape I. Para dar entrada no documento, é necessário levar RG; CPF ou Carteira de Habilitação originais; original e cópia do Laudo Médico atualizado particular ou do Sistema Único de Saúde, especificando a deficiência e Comprovante de Residência original.

Outro serviço é o Benefício da Prestação Continuada (BPC), da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), onde há a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais, que comprovem não possuir meios de se manter e nem de ser mantido pela família. Ele é destinado para os casos em que a renda do grupo familiar seja menos que ¼ do salário mínimo. Para esclarecer dúvidas e se cadastrar na base do Cadastro Único, o cidadão deve comparecer ao CRAS mais próximo da sua casa ou na própria Secretaria de Políticos Sociais e Esportes. As pessoas que já recebem o BPC devem ficar atentas ao período de atualização, pois, a falta de regularidade cadastral pode ocasionar a perda de benefício.

O cartão livre acesso também é uma vantagem para esse público. Ele assegura direito a pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual de utilizarem o transporte público da região metropolitana de forma gratuita. Para conseguir esse benefício é preciso obedecer a uma série de critérios estabelecidos e comprovar a deficiência através de Laudo Médico. Quem já tem o benefício deve ficar atento, pois o Consórcio Grande Recife está realizando a atualização e troca dos cartões e todos devem realizar o procedimento. Para agendar o atendimento, o usuário deve acessar o site http://www.vemlivreacesso.com.br e garantir o agendamento.

Onde solicitar e se informar sobre os benefícios em Paulista:

BPC e Cartão Livre Acesso

Secretaria de Políticas Sociais e Esportes – Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I

CRAS I – Rua Carpina, 45, Arthur Lundgren I.

CRAS II – Av. Ministro Marcos Freire, 45, Jardim Paulista Baixo.

CRAS III – Rua Dourado, 88, Janga.

CRAS IV – Rua 32, 671, Maranguape II.

CRAS V – Rua Funilândia, 3, Nossa Senhora da Conceição.

CRAS VI – Rua 96, 220, Maranguape I.

Estacionamento Especial

Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais – Avenida  Prefeito Geraldo Pinho Alves, nº 222 em Maranguape I