PAULISTA > Notícias > Educação do Paulista comemora a disseminação da cultura de paz nas escolas

Educação | 30/11/2017

Educação do Paulista comemora a disseminação da cultura de paz nas escolas

Na manhã desta quinta-feira (30.11), alunos e educadores da rede municipal se reuniram no Ecoparque das Paineiras para comemorar o sucesso que é o Programa de Cultura de Paz nas Escolas (PROPAZ). Durante a atividade aconteceram apresentações culturais, musicais e a caracterização de alunos representando pacificadores mundiais – os homenageados do evento.

A aluna da Escola Municipal Susie Regis, Manuele Ferreira, 14 anos, estava representando a ativista paquistanesa Malala Yousafzai e deu sua opinião sobre o programa. “Eu achei muito bom porque leva a gente a refletir no nosso dia-a-dia sobre coisas que nós podemos fazer para propagar a paz no mundo”, destacou.

João Gabriel tem 16 anos e é aluno do Gêlda Amorim, e o homenageado da escola foi o americano Martin Luther King Jr. João falou das mudanças que aconteceram em sua vida após a chegada do PROPAZ. “Ele me deu uma expectativa de vida, antes do PROPAZ nós sofríamos muito com o bullying e maus tratos. Mas quando o programa chegou para disseminar a cultura de paz nas escolas passamos a ter outra visão de mundo e hoje trabalhamos todos juntos mediando os conflitos”, disse.

De acordo com o secretário de Educação, Carlos Junior, 4,5 mil alunos são assistidos pelo programa e já é possível ver melhorias comportamentais neles. “Notamos já uma mudança de comportamento em alunos que eram hiperativos e usavam aquilo para praticar bullying e violência nas escolas. Com a implantação do Propaz, essa hiperatividade foi destinada para realização do bem” afirmou.

A gerente de articulação comunitária, Ana Cristina comentou o motivo da comemoração. “No dia de hoje estamos participando da culminância do projeto. Cada escola que está aqui representa um precursor da paz. Ao todo foram 15 homenageados, através de teatro, música, dança e jogral”, disse. Entre os destaques estavam Jesus Cristo, Dom Helder e Gandhi.