PAULISTA > Notícias > Merendeiras recebem dicas e orientações sobre boas práticas alimentares em oficina de atualização

Educação | 20/07/2017

As merendeiras que atuam nas escolas da rede municipal do Paulista vão iniciar o segundo semestre letivo ainda mais preparadas. Isso porque as profissionais estão participando de uma oficina sobre boas práticas alimentares. A capacitação, que acontece no Colégio José Firmino da Veiga, no Centro da cidade, está sendo coordenada pelo Departamento de Nutrição da Secretaria de Educação. A iniciativa teve início nesta quinta-feira (20) e segue até a sexta (21). Atualmente, 120 merendeiras prestam serviço nos estabelecimentos de ensino do município.

Durante a oficina, as profissionais estão tendo a oportunidade de conhecer dicas sobre higienização e manipulação de alimentos, armazenamento adequado dos ingredientes para evitar contaminação, além da utilização correta dos equipamentos de segurança. Outro tópico que está sendo trabalhado é a questão do relacionamento com os alunos.

“Humanizar a relação com os pequenos também faz parte das boas práticas da profissão. Isso ajuda, inclusive, a conscientizar a garotada de que o feijão é mais rico nutricionalmente do que um salgadinho”, exemplificou a economista doméstica e uma das coordenadoras da oficina, Iolanda Andrade.

Uma das beneficiadas pela oficina, a merendeira Maria Mirian Caetano, que atua na Escola Municipal Miguel Arraes de Alencar, disse que esse tipo de capacitação ajuda bastante no dia-a-dia nas escolas. “Nessa gestão atual estamos tento muitas oficinas como esta. Isso é muito importante porque as coisas mudam e a gente precisa acompanhar as novidades. É bom saber que estamos rodeados de grande profissionais para dar nos ajudar com dicas e orientações”, comentou.

A nutricionista da Secretaria de Educação, Amy Ferreira, explicou que essa capacitação faz parte das medidas adotadas pela prefeitura em prol das Merendeiras e dos estudantes. “A prefeitura tem investido muito na melhoria do serviço prestado nas escolas, inclusive, na questão da merenda. Além das capacitações, tem outras medidas como a criação do cardápio unificado, que garante um menu único em todos os estabelecimentos de ensino da rede. Isso é muito importante. Está sendo tudo muito bem pensado para levar o melhor a garotada. Paulista está cada vez mais no caminho certo”, frisou.