PAULISTA > Notícias > População aprova retirada dos ambulantes das calçadas na principal via do Conjunto Beira-Mar

Mobilidade/Trânsito | 06/07/2017

Os moradores do Conjunto Beira-Mar, no Janga, foram beneficiados por uma ação da Prefeitura do Paulista que retirou os vendedores ambulantes das calçadas da principal via da comunidade, a Av. Drº Luiz Inágcio de Andrade Lima. Agora, os pedestres podem circular com tranquilidade pelo passeio público sem ter de andar pela pista, correndo risco de sofrer algum tipo de acidente. O trabalho conjunto, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (06.07), agradou bastante a população.

A educadora Sandra Omena, que reside no Conjunto Beira-Mar há 12 anos, acompanhou o trabalho da prefeitura e parabenizou a equipe pela iniciativa. “A situação estava bem complicada pra quem precisava andar pela calçada. Os vendedores ambulantes estavam ocupando todo o espaço. Com essa ação da prefeitura, vai ficar mais seguro pra todo mundo que mora aqui”, comemorou. O mesmo sentimento foi compartilhado pelo pedreiro Virgílio Santana. “Sempre comprei peixe aqui a um vendedor ambulante porque tinha variedade, mas achei certo esse trabalho aqui na avenida”, disse.

Antes de liberar as calçadas, os funcionários da prefeitura estiveram na localidade para conversar com os ambulantes sobre a proibição de negociar os produtos na calçada. Sem sucesso, foi preciso notificar os vendedores e dar um prazo de um mês para que eles deixassem o lugar. Nesta manhã, num clima de tranquilidade, os fiscais voltaram ao Conjunto Beira-Mar para retirar o que permaneceu sobre o passeio público. Os ambulantes já não estavam mais na via.

Ao todo, duas secretarias de governo foram mobilizadas para a operação: Mobilidade e Administração das Regionais; e Desenvolvimento Urbano e Habitação. Um dos coordenadores da ação, Nelson Thomaz, explicou que o trabalho de fiscalização será permanente. "Vamos continuar monitorando essa via para que as calçadas permaneçam liberadas. Vale salientar que esse trabalho não é apenas da prefeitura, mas do Ministério Público também, que recebeu denúncias da população”, frisou. “Outras vias da cidade também serão acompanhadas pela prefeitura”, adiantou o superintendente da Secretaria de Mobilidade e Transporte, Marcos Miguel da Silva.

A ação desta quinta faz parte da preparação para a entrega do binário do Beira-Mar, que já está pronto e vai desafogar o trânsito na comunidade. A ideia é de que as vias (Drº Luiz Inágcio de Andrade Lima e Honorato Fernandes da Paz) garantam maior mobilidade na região. A inauguração do binário está prevista para as próximas semanas.